UOL Vestibular Notícias
 

21/04/2010 - 10h44

Inscrições para simulado da Unicamp serão realizadas nos dias 22 e 23 de abril

Da Redação
Em São Paulo
As inscrições para o simulado da primeira fase do novo modelo do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) serão nos dias 22 e 23 de abril. A prova, realizada pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), será aplicada em 16 de maio, no campus da Unicamp, em Campinas.

As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. As vagas são limitadas a 1.200 participantes, que serão escolhidos por sorteio.

Unicamp

  • Patrícia Araujo/UOL

    Na edição 2010 do processo seletivo, a Unicamp recebeu 55.484 inscrições

O simulado é reservado para estudantes que estejam cursando o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos e seguirá o novo formato da primeira fase, que já estará em vigor neste ano. Segundo o novo modelo, aprovado no final de 2009, o exame terá duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração será de cinco horas.

A partir do dia 17 de maio a prova estará disponível para consulta, com o gabarito das 48 questões. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova, a partir de 15 de junho. Também a partir de 15 de junho serão divulgados exemplos de textos da prova de redação produzidos durante o simulado, com comentários.

Como participar

Veja as datas importantes do simulado:

  • 22 e 23 de abril - Inscrições em www.comvest.unicamp.br (será necessário o CPF pessoal);
  • 27 de abril (10h) - Divulgação da lista de participantes sorteados e de uma lista de espera;
  • 27 e 28 de abril (das 10 horas do dia 27 de abril até as 17 horas do dia 28 de abril) - Confirmação de interesse para os participantes sorteados e para os constantes da lista de espera;
  • 30 de abril (10h) - Divulgação da lista final de participantes e dos locais de prova;
  • 16 de maio - Aplicação do simulado. A prova será realizada no Ciclo Básico II da Unicamp, campus de Campinas. O acesso aos locais de prova se dará até 13h; não será permitida a entrada após esse horário. Recomenda-se que os participantes estejam no local de prova às 12h30. Só será possível deixar o local após 3 horas e meia do início do exame. Os participantes poderão levar uma cópia do cartão de respostas;
  • 17 de maio - Divulgação do gabarito das questões de múltipla escolha.
  • 15 de junho - Divulgação do resultado final do simulado para participantes e de textos comentados da parte de redação, incluindo as expectativas da banca.

  • O novo vestibular

    Até o ano passado, a primeira fase do vestibular da Unicamp era composta de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. A partir do vestibular 2011, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.


    A prova terá mais questões (48) e elas serão de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: matemática; ciências humanas, artes e humanidades (incluindo geografia, história e introduzindo-se filosofia, sociologia e artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio); e ciências da natureza (incluindo ciências biológicas, física e química). Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

    As inscrições para o vestibular 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente pela internet.

    Leia mais
    Fique por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares
    Aprenda mais sobre física com situações reais
    Alongamentos ajudam a enfrentar maratona de provas
    Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Banco de redações: envie seu texto
    Atualidades: veja os últimos temas
    Dicas de português: confira os erros mais comuns
    Conheça a concorrência dos principais vestibulares

    Compartilhe:

      Revisão de disciplinas

      Temas importantes

      Hospedagem: UOL Host