UOL Vestibular Notícias
 

23/02/2010 - 09h00

Unicamp dá início a prazo para declaração de interesse por vaga do vestibular 2010

Da Redação
Em São Paulo
Candidatos que ainda não foram convocados no vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), mas que mantêm interesse nas próximas chamadas, devem fazer a declaração de intereresse por vaga a partir desta terça-feira (23). O prazo vai das 9h desta terça até as 17h do dia 25 (horário de Brasília).


Unicamp 2010

  • Simone Harnik/UOL

    Vestibular 2010 da Unicamp teve 55.484 inscritos; segunda fase foi aplicada entre os dias 10 e 13/1

Podem fazer a declaração todos os candidatos que fizeram a segunda fase, não foram eliminados por nota zero e não foram convocados para alguma de suas opções, até e inclusive a terceira chamada.

Aqueles que não declararem interesse ficam eliminados do processo de convocação para matrícula. Também é possível deixar de declarar interesse em uma das opções originais, o que acarretará na desistência do candidato em relação a essa opção.

Os candidatos já matriculados, que confirmarem a matrícula e que aguardam remanejamento não precisam fazer a declaração eletrônica de interesse por vaga. O candidato que foi convocado em segunda opção, efetuou a matrícula anteriormente à data da confirmação, mas não a confirmou no prazo estipulado, deverá, caso mantenha interesse na vaga em primeira opção, manifestar interesse.

Cursos afins

Em alguns casos, haverá a possibilidade de o candidato declarar interesse por vagas em cursos afins. Caso ocorra, essa situação estará indicada no formulário de declaração de interesse por vaga. Os cursos afins são definidos pela pró-reitoria de graduação da Unicamp.

Confirmação de matrícula

Na próxima quinta-feira (25), todos os matriculados nas três primeiras chamadas devem obrigatoriamente confirmar a matrícula, inclusive aqueles que aguardam remanejamento. A confirmação deve ser feita das 9h às 16h nos respectivos campi. Os matriculados em cursos noturnos poderão confirmar a matrícula das 18h às 21h. A não confirmação da matrícula leva à automática perda da vaga.

Consulta a desempenho

As notas dos vestibulandos e a classificação em que se encontram em cada opção de curso feita está disponível na internet. A consulta a estas informações é importante para que o candidato tenha uma idéia da possibilidade de convocação. Estão previstas onze chamadas no processo seletivo.

Novas chamadas

A Unicamp terá 11 chamadas; veja as datas:

4ª chamada: 1º/3 às 12h
5ª chamada: 4/3 até a meia-noite
6ª chamada: 9/3 até a meia-noite
7ª chamada: 12/3 até a meia-noite
8ª chamada: 17/3 até a meia-noite
9ª chamada: 24/3 às 12h
10ª chamada: 26/3 às 16h
11ª chamada: 26/3 às 18h

Candidatos da lista de espera da 9ª chamada (a ser publicada dia 24 de março) deverão comparecer entre as 9h e as 12h do dia 26 de março na Unicamp para declaração presencial de interesse por vagas eventualmente abertas nas chamadas seguintes. Outros detalhes devem ser consultados no manual do candidato.

O vestibular oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

Provas da Unicamp 2010

A segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp foi constituída de oito provas dissertativas, cada uma delas composta por 12 questões e valor total de 48 pontos. As avaliações aconteceram entre os dias 10 e 13 de janeiro. O tempo de prova foi de quatro horas.

Confira a resolução preparada por professores do Curso e Colégio Objetivo:


A prova de física da segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp forneceu uma fórmula errada na pergunta 6. A questão falava de Raul Seixas e da viola caipira e a fórmula errada é a das frequências de onda em uma corda de viola.

Primeira fase

A abstenção na primeira fase foi um pouco maior que no vestibular passado: 5,3% contra 4,6% no ano anterior. Dos 55.484 inscritos no vestibular 2010, 2955 candidatos não compareceram para fazer o exame.


O tema geral da prova foi "Gerações". As propostas para a redação e as 12 questões gerais foram formuladas a partir desta temática.


Outras informações podem ser obtidas no site do vestibular.

Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares


Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host