UOL Vestibular Notícias
 

18/01/2010 - 06h14

Unicamp 2010: Provas de aptidão começam nesta segunda-feira

Da Redação
Em São Paulo
As provas de aptidão do vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música iniciam nesta segunda-feira (18) e vão até quinta-feira (21), em Campinas. 709 candidatos foram aprovados para fazer os exames, que ocorrem conforme o calendário:

  • 18 a 19/1 - música
  • 18 a 20/1 - artes visuais
  • 18 a 21/1 - artes cênicas
  • 19 a 21/1 - dança
  • 20/1 - arquitetura e urbanismo

  • É recomendado que os convocados verifiquem os horários e locais de exames e compareça com antecedência mínima de 15 minutos, pois não será admitida a entrada após o horário determinado. Os candidatos devem levar cédula de identidade e o material pedido nas orientações para as provas: o documento contém o horário e mais detalhes sobre cada exame.

    Respostas esperadas

    A Unicamp divulgou nesta sexta-feira (15) as respostas esperadas das provas de português e biologia da segunda fase, aplicadas no último domingo (10); confira:


    As respostas de química, história, física, geografia, matemática e inglês deverão ser divulgadas a partir da próxima segunda-feira (18).

    A aplicação da segunda etapa terminou na semana passada. Confira a resolução preparada por professores do Curso e Colégio Objetivo:


    2ª fase da Unicamp 2010

    • Simone Harnik/UOL

      Felipe Sato, 21, que faz vestibular para educação física, avaliou que química estava difícil, mesmo para quem gosta da matéria

    • Simone Harnik/UOL

      Nesta segunda-feira (11), estudantes fizeram exames de química e história; abstenção foi de 8,8%



    O vestibular oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

    A primeira chamada do processo seletivo está prevista para ser divulgada em 4 de fevereiro, às 12h. Os convocados deverão efetuar a matrícula em 9 de fevereiro nos respectivos campi, como consta do manual do candidato.

    Provas da Unicamp 2010

    A prova de física da segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp forneceu uma fórmula errada na pergunta 6. A questão falava de Raul Seixas e da viola caipira e a fórmula errada é a das freqüências de onda em uma corda de viola. O erro já havia sido apontado por professores ouvidos pelo UOL Vestibular.

    Foi um exame de física de dificuldade mediana, na opinião dos docentes, com questões contextualizadas e originais. "Quando você olha para a prova, vê que há assuntos que extrapolam o ensino médio. Mas a banca fornece instruções para a resolução", afirma Fonseca. "A dificuldade está deslocada para a interpretação."

    Omar Fadil, do curso Etapa, define o nível de dificuldade de geografia da Unicamp 2010 entre médio e baixo. "O exame exigia que o aluno ficasse atento, porque muitas respostas estavam na própria questão", explica.

    O segundo dia de provas trouxe exames de química e de história com grande nível de dificuldade para os vestibulandos. De acordo com o professor Alessandro Nery, do Objetivo, as perguntas de química exigiam muito raciocínio e estavam formuladas numa linguagem um pouco diferente da utilizada normalmente nas provas, comechos de matérias da revista da Fapesp, publicação de divulgação científica. "Considerando que era uma prova para todas as carreiras, estava difícil", explica.

    Para Lukas Kodama, professor de história geral do Anglo, o nível de dificuldade das questões de história foi mediano, mas ele considera que o tempo pode ter sido o maior obstáculo. No primeiro dia de provas da segunda fase, o tempo também foi uma reclamação.

    A prova de português foi considerada "exigente" pelo professor de literatura do Anglo, Dácio Antônio de Castro. "Não teve nenhuma questão banal, que o candidato conseguisse responder de bate-pronto", avaliou. Segundo ele, a leitura das obras literárias obrigatórias foi fundamental para a redação de uma boa prova de vestibular. "A leitura de resumos não seria suficiente, porque não desperta aspectos vitais de reflexão sobre a obra."

    De nível de dificuldade de médio a difícil, na opinião do professor do Objetivo Constantino Carnelos, o exame de biologia foi bastante abrangente. "Ele pegou tópicos, como citologia, genética, fisiologia, botânica, zoologia, bactérias, poluição. As questões foram bem claras e objetivas, mas foi uma prova trabalhosa.

    "A maior crítica continua sendo o tempo. Todas as questões tinham dois itens, mas, às vezes, eram longos", aponta.

    A segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp é constituída de oito provas dissertativas, cada uma delas composta por 12 questões e valor total de 48 pontos. As avaliações aconteceram entre os dias 10 e 13 de janeiro. O tempo de prova foi de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de duas horas e 30 minutos.

    Outras informações podem ser obtidas no site do vestibular.

    Leia mais
    Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: envie seu texto
    Atualidades: veja os últimos temas
    Dicas de português: confira os erros mais comuns
    Conheça a concorrência dos principais vestibulares

    Compartilhe:

      Revisão de disciplinas

      Temas importantes

      Hospedagem: UOL Host