UOL Vestibular Notícias
 

13/01/2010 - 20h47

Provas densas encerraram 2ª fase do vestibular da Unicamp, dizem professores

Simone Harnik
Em São Paulo
As provas de matemática e de inglês foram definidas como "densas", pelos professores de cursinho consultados pelo UOL Vestibular. As duas avaliações, no entanto, tranquilizaram os vestibulandos.


"A Unicamp conseguiu superar a dificuldade do ano passado na prova de matemática. Deu trabalho para o aluno", avalia o professor do Etapa, Marcelo Dias Carvalho. Para ele as duas questões mais complicadas eram a de matrizes, de número 9, e a quinta, devido ao enunciado.

2ª fase da Unicamp 2010

  • Simone Harnik/UOL

    Felipe Sato, 21, que faz vestibular para educação física, avaliou que química estava difícil, mesmo para quem gosta da matéria

  • Simone Harnik/UOL

    Nesta segunda-feira (11), estudantes fizeram exames de química e história; abstenção foi de 8,8%

"A prova foi tradicional e abrangente. Seguiu a tradição da Unicamp, com dificuldade de média para alta", afirma Roberto Jamal, professor de matemática do curso Anglo.

O mesmo afirma o professor do Objetivo Carlos Seno: "Foi uma prova que exigiu bastante do candidato. Não houve muito tempo para ficar pensando nas questões", aponta.

As perguntas mais complicadas, na opinião dos docentes, foram a nove, sobre probabilidades e matrizes, e a cinco - devido à necessidade de interpretação do enunciado.

Inglês

Apesar de os textos de inglês serem curtos, a prova foi trabalhosa, afirmaram os professores. Cristina Armaganijan, professora do Objetivo e entusiasta do exame da Unicamp, diz que a prova é inteligente e capaz de selecionar os candidatos com mais conhecimento.

"A prova é longa, mas não é cansativa. É trabalhosa e interessante, porque utiliza vários tipos de texto. Teve desde carteira de motorista, até tirinha cômica ou crítica literária", diz.

Para o professor Wilson Liberato, do Anglo, os candidatos podem ter sentido facilidade no exame, pois os textos eram curtos. "Traduzir os textos foi fácil, sem problemas de vocabulário. O difícil e o demorado foi a redação das questões", aponta. Segundo ele, a banca examinadora cobrou itens demais em cada pergunta, o que dificultava a resposta.

Alahkin de Barros Filho, do Etapa, concorda. "Foram textos fáceis, mas era uma prova muito extensa, que cobrou basicamente interpretação". Para ele, a dificuldade foi entre média e básica.

Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares


Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host