UOL Vestibular Notícias
 

11/01/2010 - 17h45

Unicamp 2010: Nesta segunda, questões sobre etanol e Revolução Chinesa chamaram a atenção dos candidatos em prova da 2ª fase

Simone Harnik
Em São Paulo
Questões sobre etanol, Revolução Cultural da China e a história do Haiti foram as perguntas mais lembradas pelos candidatos que fizeram o segundo dia de provas da segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). De acordo com os vestibulandos consultados pelo UOL Vestibular, o nível de dificuldade de química foi alto, e o de história, médio.

"Estava um pouco complicado. Tinha muita questão para fazer as reações químicas", reclamou Michele Dias, 18, que busca uma vaga em engenharia agrícola. Em história, a candidata afirmou que o iten "A" de cada questão era simples, e no item "B", por sua vez, era necessário conhecer mais profundamente a matéria: "Achei interessante o vestibular perguntar sobre a China. Nas últimas provas que fiz, esse foi um assunto que não caiu", comentou.


Felipe Sato, 21, que faz vestibular para educação física, avaliou que química estava difícil, mesmo para quem gosta da matéria, embora ele não goste. "Tinha muita pergunta de assunto que eu nunca tinha ouvido falar. Também caíram as pesquisas sobre etanol e era preciso ter conhecimento bastante especifico", disse.

Seu colega, Pedro Loge Hashimoto, 19, que fez prova para o curso de economia, afirmou que química estava fácil somente até a oitava questão. Depois desta, o grau de complexidade aumentava. Já em história, a única questão que considerou mais complicada foi uma sobre o Haiti. "Também caiu império romano, mercantilismo e ditadura", afirmou.

Júlia Moretti, 19, fez prova para ciências sociais e achou química difícil, já que busca uma carreira na área de humanas: "Mas algumas questões pediam interpretação de texto e itens mais simples, então consegui metade da prova", explicou.

Os vestibulandos comentaram que todas as perguntas de química foram retiradas da revista da Fapesp. "Foi interessante, porque as perguntas relacionavam a química com o dia a dia, com problemas do solo ou preservacao ambiental, por exemplo", disse Caio Lotufo, 19, que fez vestibular para midialogia.

Leia mais
Fique por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares
Aprenda mais sobre física com situações reais
Alongamentos ajudam a enfrentar maratona de provas
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host