UOL Vestibular Notícias
 

09/01/2010 - 04h41

UFRJ inicia provas da segunda fase do vestibular 2010 neste sábado

Da Redação
Em São Paulo
A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) inicia a segunda fase do vestibular 2010 neste sábado (9). Ao todo 73.848 candidatos concorrem a 8.254 vagas na instituição. Os exames prosseguem até o domingo (10).



As provas terão início às 13h, mas o vestibulando deve chegar ao local de prova às 12h. É necessário portar uma caneta azul ou preta de corpo transparente e um documento original de identificação. Veja no manual do candidato os documentos aceitos.

Não será permitido o uso de réguas, esquadros, calculadora ou de outros equipamentos eletrônicos durante o exame.

Os dois dias da segunda fase terão provas discursivas. Todos os candidatos responderão a perguntas de língua portuguesa e literatura e farão uma redação. Outras três avaliações variam conforme a carreira escolhida pelo vestibulando.

Como ficou o vestibular

A universidade mudou as regras do vestibular 2010 devido ao adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), após vazamento do conteúdo da prova. A avaliação do MEC (Ministério da Educação) funciona como primeira fase do processo seletivo.

Todos os inscritos farão as provas da segunda fase, marcadas para 9 e 10 de janeiro de 2010. Anteriormente, só os candidatos com as melhores notas iam para a segunda etapa.

Quem foi mal no Enem, não terá a prova da segunda fase do vestibular da UFRJ corrigida - e, assim, ficará eliminado da seleção. A universidade vai corrigir as provas de um número de candidatos igual a quatro vezes o total de vagas de cada curso.

A lista de candidatos que terão as provas da segunda fase corrigidas sai no dia 17 de fevereiro.

Transporte para vestibulandos

A UFRJ disponibilizará, nos dias 9 e 10 janeiro, ônibus gratuitos para o transporte dos estudantes que realizarão o exame na Ilha do Fundão.

Os coletivos vão transitar, com intervalos de 20 minutos, das 9h30 às 13h e, com intervalo de uma hora, das 17h às 19h. Os pontos de parada dos veículos serão em Bonsucesso (nos Correios) e na Passarela da Linha Vermelha (em frente ao Hospital Universitário).

Habilidades específicas

Os candidatos inscritos em qualquer uma das opções de bacharelado em música e licenciatura em música, farão os exames específicos nos dias 23 de janeiro (parte escrita, solfejo e ditado - para todos os candidatos), 24 de janeiro (para todos os candidatos que optaram por fazer prova prática de piano, órgão, violão, baixo elétrico, guitarra, bandolim e canto) e 25 de janeiro (prova prática para os demais candidatos), em local a ser divulgado, a partir de 13 de janeiro, no site do vestibular.

Concorrência

Confira a relação candidato/vaga do vestibular:


Calendário

As datas do concurso foram alteradas devido ao Enem. As notas das provas do concurso serão divulgadas até o dia 15 de março. Os pedidos de revisão de prova devem ser realizados no dia 16 de março, e o resultado final do exame será publicado no dia 22 de março.

Os alunos aprovados no concurso devem efetuar sua matrícula nos dias 25, 26 e 27 de março. As três reclassificações serão nos dias 30 de março, 6 e 13 de abril.

Outras informações podem ser obtidas no site da UFRJ.

Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host