UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


21/12/2009 - 20h04
Prova de linguagens da 2ª fase da Unesp cobrou interpretação; nível de dificuldade foi médio
Simone Harnik
Em São Paulo
A prova de linguagens da segunda fase do vestibular 2010 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) cobrou interpretação de texto e exigiu do vestibulando domínio sobre a norma culta. De acordo com os professores de cursinhos ouvidos pelo UOL Vestibular o nível de dificuldade foi médio.


Confira o comentário sobre cada uma das partes da prova.

Suellen Smosinski/UOL
Renata Zanqueta, 19, e Marcel Lyyra, 19, ficaram com medo da concorrência, devido a facilidade da prova
Suellen Smosinski/UOL
Os amigos Arthur Nicosi, 19, Igor Fernandes, 21, e Fausto Matsuda, 19, sairam tranquilos e confiantes do segundo dia de provas
VEJA FOTOS DA 2ª FASE UNESP 2010
LANCHINHO PARA A PROVA
ALONGAMENTOS ANTES DA PROVA

Português

De acordo com o coordenador de português do Etapa Heric José Palos, a prova não teve "nenhuma surpresa". "A seleção de textos foi boa e a prova foi tranquila. Analisou conhecimentos básicos", afirma.

Dácio Antônio de Castro, supervisor de literatura do anglo elogiou a criatividade dos examinadores. "A prova teve algumas questões fáceis [como a 26 e a 31] entremeadas com outras de razoável dificuldade [como a 27]. O nível foi médio. O exame não chegou a ser extremamente complexo nem fácill", opina.

Inglês

Para a professora Sirlene Aparecida Arão, do curso Anglo, a prova de inglês foi baseada em um assunto que pode ter sido um facilitador para o vestibulando: o caso Jean Charles de Menezes.

No entanto, ela pontua que, como os estudantes não estão acostumados a responderem questões discursivas de língua estrangeira, podem ter tido certa dificuldade. "Foi uma prova com dificuldade média, mas trabalhosa".

Cristina Armaganijan, do curso Objetivo concorda que a dificuldade foi mediana, já que o nível de conhecimento de inglês, principalmente na escola pública, não é dos maiores. "Era necessário conhecimento de vocabulário."

Já o coordenador da disciplina no Etapa, Alhakin de Barros Filho, avalia que os candidatos não devem ter tido grandes dificuldades. "As perguntas foram bastante pontuais. Só a última um pouco mais difícil."

Redação

O tema "felicidade" exigiu uma análise mais filosófica, segundo Palos, do Etapa. "Mas os últimos textos das questões já forneciam argumentos para a redação", diz.

"A redação foi um tema de conhecimento do vestibulando: 'A felicidade entre o ter e o ser'. O candidato devia abordar uma busca pessoal da felicidade, em um ponto entre o consumo e a individualidade ", avalia o professor Nelson Dutra do Objetivo.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS