|
20/12/2009 - 14h57 Atrasados da Unesp 2010 culpam trânsito e transporte público Ana Okada Em São Paulo Todos eles justificam o atraso com problemas de tráfego intenso e incidentes no transporte público. Fernando de Oliveira Rosa, 21, conta que saiu de casa 12h10. No entanto, ele enfrentou problemas no terminal Campo Limpo. "Atrasou todo mundo", disse o candidato a uma vaga de psicologia. Ele pretende voltar na segunda (21), segundo e último dia da segunda fase.
Ao tentar fugir do tráfego intenso, Sara de Souza, 17, foi parar na Lapa, num local distante da Barra Funda. E não conseguiu chegar a tempo. "Agora estou contando com o Enem para entrar na faculdade [pois pretende usar a nota para bolsa do Prouni]", contou a ex-concorrente a uma vaga de ecologia. Ela ainda argumenta: "Se a Unesp reconvocou por causa da chuva, poderia ter dado um tempo para a gente por causa do trânsito". A Unesp e a Fundação Vunesp reconvocaram os candidatos ausentes na prova de habilidades específicas do vestibular 2010 do dia 8 de dezembro, para os cursos de arte-teatro e artes visuais. O motivo foi o temporal ocorrido no dia, que prejudicou o deslocamento na cidade de São Paulo. Segunda faseA segunda fase acontece nos dias 20 e 21 de dezembro. No primeiro dia, a avaliação será composta de 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação. Os exames serão aplicados nas cidades onde há oferta de vagas (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e São Vicente) e também em Americana, Campinas, Dracena, Guarulhos, Jundiaí, Ourinhos, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Sorocaba e Tupã. A primeira fase do vestibular, que contou com 76.511 candidatos inscritos, teve índice de abstenção de 6,6%. A primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, foi aplicada em 8 de novembro. EnemNo cômputo final da nota do exame, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 irá compor a pontuação da primeira fase da Unesp 2010. O exame representa 10% da nota final do vestibular para os candidatos cujo desempenho no Enem seja superior ao registrado na primeira fase do vestibular, aplicada em 8 de novembro.No ano passado, mais de 90% dos candidatos utilizaram a nota do Enem para composição da nota final. Provas específicasA Unesp e a Fundação Vunesp reconvocaram os candidatos ausentes na prova de habilidades específicas do vestibular 2010 do dia 8 de dezembro, para os cursos de arte-teatro e artes visuais.O motivo foi o temporal ocorrido no dia, que prejudicou o deslocamento na cidade de São Paulo. Os 67 ausentes deveriam comparecer, no dia 17 de janeiro, no mesmo local, na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - Barra Funda, em São Paulo. Quem já havia feito a prova do dia 8 não precisava comparecer novamente ao exame. Ao todo, a instituição havia convocado 383 candidatos para essa avaliação. A lista de aprovados e a de espera devem ser divulgadas em 29 de janeiro de 2010. Outras informações podem ser obtidas no site do processo seletivo.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012. |