UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


17/12/2009 - 20h57
Professores contestam gabarito da questão 10 da prova de português da Unifesp
Simone Harnik
Em São Paulo
Atualizada às 12h43, em 21/12

Professores ouvidos pelo UOL Vestibular contestaram o gabarito oficial da questão 10 da prova de português do vestibular misto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), aplicada nesta quinta-feira (17). De acordo com os docentes, a alternativa correta seria a "C", e não a "E", como foi divulgado pela organização do processo seletivo.



A Fundação Vunesp, responsável pela elaboração da prova, informou, por meio de sua assessoria de imprensas, que a contestação será levada às bancas examinadoras. Depois da análise, elas deverão se manifestar.

A pergunta 10 trata de obras literárias e se baseia em "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós. "Houve um erro de digitação no gabarito. A resposta certa é "C", com certeza", afirma a professora de português do Objetivo, Elizabeth Massaranduba. "Bentinho quer voltar ao passado; 'A Cidade e as Serras' vai para o futuro em uma busca de felicidade", pontua.

Para o coordenador de português do Etapa, Heric José Palos, não há dúvidas de que a resposta correta é a "C". "No livro 'Dom Casmurro', Bentinho escreve para vencer o tédio. Não tem pretensão de elevação intelectual. Não há como aceitar como correta a alternativa da banca", diz.

O professor de literatura do Anglo Paulo Giovani de Oliveira também contesta o gabarito. "O candidato bem preparado vai levar em conta que o objetivo de Bentinho não é o desenvolvimento do cientificismo. Ele está preocupado em fugir da monotonia", afirma.

Português

A avaliação de português foi "sem surpresas", segundo Eduardo Antonio Lopes, professor de gramática, texto e redação do curso Anglo. "Foi uma prova bastante variada nos gêneros textuais, o que é positivo. Havia textos longos, mas a duração do exame foi adequada", opina.

Palos, do Etapa, concorda: "Havia textos de jornal e até acadêmicos. E foi interessante que as obras literárias cobradas foram as mesmas da lista da Fuvest e da Unicamp [Universidade Estadual de Campinas], o que deve ter ajudado o vestibulando".

Redação

O vestibulando foi convidado a redigir uma dissertação crítica e analítica sobre as telenovelas brasileiras na prova da Unifesp. Para Palos, do Etapa, o tema não é uma novidade. "O estudante tinha de fazer uma reflexão fugindo do senso comum. Acho que existem temas mais interessantes, mas não foi ruim", diz.

Já a professora Elisabeth, do Objetivo, pondera que, em ano de vestibular, é raro o estudante ter tempo de acompanhar telenovela - o que pode ter prejudicado um tantinho. Mas Lopes, do Anglo, aclara que não era preciso assistir aos programas para fazer a análise. "O vestibulando tinha de analisar importância das novelas na dinâmica social e não cair em um maniqueísmo de simplesmente atacar os programas. Era preciso um posicionamento com ressalvas."

Inglês

Uma prova sem problemas e elogiada pelos professores ouvidos pela reportagem, a avaliação da Unifesp trouxe dois textos longos servindo de base para 15 questões.

"Considero mais difícil que a do ano passado. É um exame que avalia mais que a prova da Fuvest", afirma Alahkin de Barros Filho, coordenador da disciplina no curso Etapa.
"A prova estava diversificada, com alternativas em português ou em inglês, conforme a questão. O nível de dificuldade foi médio", avalia Cristina Armaganijan, do Objetivo.


Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS