UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


04/12/2009 - 07h00
Veja o que levar de lanchinho para longas provas de vestibular; Enem 2009 acontece no sábado e no domingo
Karina Yamamoto
Editora de UOL Vestibular
Em São Paulo
Atualizada em 5 de dezembro, às 11h14

Combinar o consumo de água, carboidratos e proteínas durante o período em que você está fazendo o exame pode fazer a diferença no seu rendimento. "O cérebro é um órgão nobre e exige muito carboidrato [para funcionar bem]", explica a nutricionista Marcia Daskal, da empresa Recomendo, em São Paulo.

No próximo final de semana, nos dias 5 e 6 de dezembro, mais de 4 milhões estão inscritos para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. A prova terá 180 questões e 10 horas de duração.

Por isso, é importante planejar a "lancheira" do dia da prova, escolhendo alimentos que forneçam os melhores tipos de carboidratos. Marcia faz uma ressalva: "é um erro optar por consumir [somente] glicose, como a dos chocolates". Ela explica que é um açúcar mais fácil de absorver e, por isso, pode provocar a chamada "hipoglicemia de rebote". O organismo absorve rapidamente a substância e, um tempo depois, tem uma espécie de ressaca que tira a concentração do candidato. "Pode causar fadiga, cansaço e, em alguns casos, até tremores", completa.

O ideal, segundo ela, é combinar o consumo de carboidratos de pãezinhos ou biscoitos com a ingestão de proteínas. Por isso, ela recomenda que o vestibulando pense em combinações como pão e queijo ou iogurte e cereal.

Veja algumas sugestões de alimentos para levar no dia do exame:
  • Fontes de carboidratos: biscoitos salgados, pão integral, barra de cereal não muito doce, frutas secas (se o candidato for acostumado a consumi-las), torradas salgadas tipo grissini, cereal matinal, frutas frescas
  • Fonte de proteínas: queijo processado tipo polenguinho, iogurte, achocolatados em caixinhas pequenas, bebidas de soja

    Garrafinha de água

    Um dos deslizes mais comuns de atletas de alta performance - sim, vestibulando, você pode ser equiparado a um atleta em competição - é descuidar da hidratação. "A desidratação causa fadiga, sonolência e baixo rendimento mental", enumera Marcia Daskal.

    Por isso, levar água é essencial. Uma garrafa de 500 ml para ir tomando aos poucos durante as cinco horas de prova é uma boa medida. "Se tomar muita água, [o candidato] corre o risco de ter de ir várias vezes ao banheiro", diz Marcia.

    Se você for um consumidor assíduo de cafeína, a nutricionista reforça a recomendação de se hidratar bem, porque a cafeína é desidratante. "Assim como o álcool", alerta, enfatizando que a substância deve ficar de fora dos planos do vestibulando sob o risco de ele ter um "péssimo" rendimento.

    Ela ainda reforça a importância do sono e do cuidado com o físico. "O vestibulando deveria se preparar como um atleta de elite mesmo", compara. Além do preparo alimentar, precisa dar atenção ao físico e à qualidade e à quantidade de sono. "Vestibulando costuma pensar só no rendimento [do intelecto]", aponta a especialista em nutrição de jovens e adolescentes.

    Intervalos

    Há duas estratégias que podem ser adotadas para a alimentação durante a prova: uma parada para o lanche ou ir beliscando enquanto responde as questões.

    A escolha entre elas vai depender de como seu corpo vai reagir ao esforço. "Se perceber que o rendimento está caindo, que está tendo dificuldade de atenção, vale comer alguma coisa", explica Marcia.

    Se o dia estiver muito quente, frutas são uma boa pedida, pois elas "fornecem glicose, mas também fibras". "Maçã, pera e banana são de fácil consumo", sugere a especialista.

    Na hora de separar os alimentos, pense em quantidades que permitam escolher a estratégia - um único lanche ou diversas beliscadas - na hora da prova. E, já durante o exame, lembre-se de consumir primeiro os alimentos perecíveis, como iogurte.

    Boca nervosa

    Para aqueles que "gostam de mastigar" para aliviar a ansiedade, Marcia dá a dica: leve chicletes sem açúcar ou cenoura baby, aquelas em miniatura, para roer durante a prova. "Assim, o vestibulando aplaca a ansiedade sem prejudicar a silhueta", comenta.

    Ela também pede prudência nas refeições que antecedem o período da avaliação. Nada de inventar moda e experimentar pratos novos. "Se for sair na noite anterior, por exemplo, nada de comer algo a que não está acostumado", recomenda. "Afinal, ninguém quer [correr o risco de] uma intoxicação no dia da prova." Ela cita frutos do mar e maionese preparada fora de casa como dois alimentos a serem evitados.

    A melhor alternativa é uma refeição leve que combine carboidratos e proteínas. Cuidado apenas com o excesso de gordura. Boas apostas são os tradicionais arroz, feijão e bife magro ou macarrão com algum tipo de carne.

    Se preferir fazer um lanche antes da hora da prova, vá de sanduíche de pão integral com queijo e presunto. Sem maionese, de preferência. Uma boa pedida é tomar uma vitamina de frutas com aveia para acompanhar.
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS