UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


02/12/2009 - 06h50
Às vésperas do Enem 2009, veja dicas para driblar o estresse
Simone Harnik
Em São Paulo
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 está aí e, para muitos que querem uma vaga em universidade, não é a primeira prova. Gabriela Spinola, 18, por exemplo, já vem em uma maratona de avaliações em busca do sonhado curso de engenharia química.


Na lista de suas faculdades desejadas estão a USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Para descansar ela adota duas estratégias: "Tenho de viajar para as provas no Sul, então aproveito as viagens", conta. Além dos "passeios", Gabriela toca bateria, instrumento que fica em seu quarto e que é o companheiro dos momentos de ansiedade. "Mas não desconto a raiva nela", diz.

Exercícios físicos

Seu colega Daniel Battistetti, 19 quer engenharia aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), na USP de São Carlos e na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e resolveu treinar Muay Thai para se acalmar. "É porrada para desestressar, mas é só no saco de pancada", conta. O exercício físico é realizado três vezes por semana, durante uma hora e meia a cada dia. "Até para estudar foi melhor depois da academia."

Para o professor de educação física da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus baixada santista, Ricardo Luís Fernandes Guerra, atividades físicas são uma bela saída para a pressão dos vestibulares.

"A gente sabe dos efeitos dos exercícios. Eles ajudam em uma melhor oxigenação cerebral, no fluxo sanguíneo. E também a não se deixar abater pelo estresse ou entrar em estágio semidepressivo", afirma. "Não é bom ficar o tempo todo parado, bitolado, sentado."

Segundo ele, para o vestibulando vale todo o tipo de atividade, desde uma caminhada, para os que não são muito afeitos a esportes, passando pelo jogo de futebol com os amigos.

"No vestibular, o que acontece é que a pessoa começa a ficar muito ansiosa e muito mais estressada e o corpo pede mais a ação, movimentação. Não precisa aumentar o tempo e a intensidade. Seria interessante aumentar a freqüência de atividades", orienta.

Para driblar o estresse

Enganar o estresse, muitas vezes exige mais afinco do que o estudo cotidiano. Isso porque a pressão para o vestibulando vem da família, dos amigos e de si mesmo.

Então tá. Não posso mesmo ir para a balada para descansar? Segundo Guerra, não é bem assim. O melhor é mesmo a moderação.

"Ações e interações sociais neste momento são importantíssimas", aponta. "Se vai para a balada, não precisa voltar às duas da manhã. Se vai beber, não precisa tomar um porre, porque o corpo demora dois dias para se restabelecer", afirma.

Sair com os amigos, dar risada, manter as relações sociais é muito importante. E outra recomendação de Guerra é manter a individualidade. "Este é um momento que exige muito autoconhecimento". Em outras palavras, descubra seu jeito de relaxar, seja com música, com esporte ou, até mesmo, com estudo.

Leia mais
Fique por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares
Aprenda mais sobre física com situações reais
Alongamentos ajudam a enfrentar maratona de provas
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS