UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


07/10/2009 - 18h40
UFSC deve atrasar vestibular devido à mudança de data do Enem 2009
Da Redação
Em São Paulo
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) vai votar em seu Conselho Universitário, na próxima terça-feira (13), a proposta de atrasar o vestibular devido à nova data de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.

O que você achou da nova data de aplicação do Enem? Comente

O processo seletivo da federal era previsto para os dias 6, 7 e 8 de dezembro e deverá ser adiado para os dias 19, 20 e 21 do mesmo mês.

A intenção da federal é manter os 20% da nota do Enem no cômputo do vestibular. Também está em estudo a possibilidade de que o prazo máximo para inscrições, estipulado como o dia 14 de outubro, seja prorrogado. Essa informação será divulgada na próxima semana. O calendário acadêmico do próximo ano não será alterado.

"É um momento difícil, estamos lidando com a vida de muitas pessoas", lamenta o reitor Alvaro Toubes Prata. Já é possível prever que a nova agenda alterará a divulgação do resultado do concurso, tradicionalmente realizada antes do Ano Novo. Com a necessidade de espera do resultado do Enem, a divulgação do listão da UFSC deverá acontecer no final de janeiro.

"Vamos adiar o concurso em respeito à sociedade e também porque acreditamos na proposta do MEC", informa o reitor. Ele lembra que a adoção do Enem no resultado do vestibular faz parte das ações que a instituição vem desenvolvendo em busca de uma maior inserção social.

De acordo com o presidente da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular), Julio Szeremeta, cerca de 23 mil pessoas já se inscreveram no vestibular da UFSC e cerca de dois terços se manifestaram favoráveis ao uso da nota do Enem como 20% do resultado do concurso. Estudantes que já fizeram sua inscrição e não tenham disponibilidade de realizar o concurso no novo período poderão solicitar devolução da taxa de inscrição.

A UFSC e o Enem

A UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do novo Enem como percentual de 20% no vestibular 2010. Caso a composição com o conceito do novo Enem prejudique o candidato, prevalece a nota do vestibular.

A Coperve alerta que a pontuação do Enem que poderá ser adotada é somente a da prova objetiva. Com relação à redação, o estudante continuará sendo avaliado no vestibular pela própria UFSC. O novo Enem será usado também na classificação para vagas remanescentes. Isso significa que, se sobrarem vagas, os candidatos serão avaliados somente a partir de sua colocação na prova do MEC.

Ações afirmativas

O concurso vestibular também levará em conta o programa de ações afirmativas, que estabelece 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino.

Além disso, 10% serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Caso as vagas não sejam preenchidas dentro desse requisito, as vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros poderão ser preenchidas por estudantes que tiveram outra trajetória acadêmica. Sete vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados indígenas.

Outras informações podem ser obtidas no site do processo seletivo ou pelo telefone 0/xx/48/3721-9200.

Leia mais
Gráfica Plural volta a negar envolvimento com vazamento
Federais poderão alterar calendário letivo
PF indicia mais três suspeitos de desviar provas do Enem
Fraude do Enem 2009: veja quais são os direitos dos candidatos
Enem 2009 que vazou teve nível de dificuldade de fácil para médio
"País foi vítima de um ato de delinquência", afirma Haddad
Vazamento faz MEC substituir consórcio do Enem
Veja qual foi o "caminho" percorrido pela prova do Enem
Inexperiência permitiu falha no Enem, diz Paulo Renato
Universidades avaliam alteração de cronograma após adiamento da prova
Candidato do Enem 2009 deve esperar nova data; veja orientação
Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS