|
05/10/2009 - 15h07 Cai número de inscritos na Fuvest; ao todo 128 mil fazem o vestibular 2010 Da Redação Em São Paulo Segundo o coordenador de comunicação da Fuvest, José Coelho Sobrinho, alguns fatores são responsáveis pela diminuição no número de vestibulandos: a queda no número de matrículas no ensino médio, a oferta de vagas no Prouni (Programa Universidade para Todos) e o aumento de vagas em universidades federais. Do total de candidatos inscritos, 117.155 disputam uma vaga. Os outros 10.989 compõem os chamados treineiros, que só fazem o vestibular como treinamento, pois ainda não concluíram o ensino médio.
Estão em disputa 10.797 vagas, sendo 10.607 para a USP; cem para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 90 vagas (30 para mulheres e 60 para homens) para a Academia de Policia Militar do Barro Branco. Você vai prestar Fuvest 2010? Deixe seus comentários CalendárioVeja as datas das provas e divulgação de listas.Na segunda fase, todo o candidato responderá a um total de 42 questões e elaborará uma Redação, independentemente da carreira escolhida (exceção para os candidatos inscritos nas duas carreiras da Polícia Militar). Mudanças na Fuvest 2010No novo formato, a Fuvest 2010 manterá a primeira fase com 90 questões - mas as provas da segunda fase foram alteradas.A primeira fase também passou a ser eliminatória - ou seja, a nota não conta mais no final do processo seletivo para classificar os estudantes. Apenas elimina quem não tiver desempenho suficiente para chegar à etapa final. A segunda fase do vestibular vai avaliar todas as matérias do ensino médio. Até a Fuvest 2009, só disciplinas relacionadas ao curso pretendido eram alvo de exames. Nova ortografiaA Fuvest adotará, nas provas do vestibular 2010, as normas do Acordo Ortográfico da língua portuguesa.Os candidatos, no entanto, poderão optar por escrever ou não de acordo com as novas regras. Como previsto, há um período de adaptação até 2012, segundo o qual os candidatos poderão optar por seguir, nas provas dissertativas da segunda fase, as novas regras ortográficas ou continuar usando as que estavam em vigor antes do acordo.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012. |