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23/07/2009 - 09h29
Candidato deve estudar para o Enem 2009 com questões de provas anteriores; veja 11 temas de matemática e biologia
Simone Harnik
Em São Paulo
O candidato que se inscreveu no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 ainda tem dois meses para ficar afiado para a prova. Neste momento, a orientação de especialistas é que o estudante tome contato com questões e testes anteriores. Embora o formato da avaliação seja outro neste ano, perguntas antigas podem servir como treinamento.

Nas próximas terças e quintas, o UOL Vestibular traz uma série de reportagens com dicas de cada disciplina para quem quer prestar o exame.


De acordo com o diretor pedagógico do ensino médio do Colégio Móbile, Blaidi Sant'Anna, o primeiro passo é conhecer bem o que será cobrado nas questões. "O aluno tem de ter o domínio da língua portuguesa e fazer a transposição desse conhecimento para a linguagem matemática, artística e científica. É preciso também compreender fenômenos e enfrentar situações problemas", resume.

Com esse conteúdo em mente, a segunda etapa é resolver questões de vestibulares e de edições do Enem que exijam raciocínio, interpretação de texto e conteúdo. Confira as orientações para biologia e matemática.

Biologia

Segundo o coordenador de biologia do curso Objetivo, Luís Carlos Bellinello, o novo modelo do Enem, seguindo os anúncios do MEC (Ministério da Educação), deverá ter abordagem semelhante à dos maiores vestibulares do país.

"A maior parte dos vestibulares já não cobra decorebas nem picuinhas. Acho que está muito certo andar por esse caminho", aponta. Confira os temas prioritários de biologia.

  • Vírus - deve ser cobrado na prova, principalmente porque o assunto está na crista da onda. A gripe suína deve inspirar a banca examinadora.

  • Genética molecular - a síntese de proteínas e o conhecimento sobre o DNA são assuntos tradicionais.

  • Ecologia - É importante estudar as cadeias e teias alimentares e os ciclos do carbono e do nitrogênio. Estudar com foco em problemas concretos, como a interferência desses temas na agricultura, pode ser um bom exercício.

  • Poluição - a qualidade do ar nas grandes cidades e a contaminação das águas e dos solos são assuntos candidatos a caírem em perguntas do Enem. No campo, um tema possível é o uso dos agrotóxicos e suas implicações no ambiente.

  • Fotossíntese e respiração - dois assuntos que nunca saem de moda nos processos seletivos.

  • Saúde humana - conhecer as causas e consequências de doenças como pressão alta e diabetes deve render pontos a mais nas questões.

  • Angiospermas - essas são as plantas cultivadas pelo homem e devem ser o ramo da botânica mais explorado no Enem.

    "O Enem deve abordar problemas relacionados com o cotidiano. Por exemplo, em genética, pode cair problemas sobre a transfusão sanguínea. Ao estudar, o aluno deve voltar seu olhar para o nosso dia a dia", diz Bellinello.

    Matemática

    Para o supervisor de matemática do curso Anglo, Glenn Van Amson, o Enem deverá abordar assuntos básicos de álgebra e de geometria - trabalhados durante o fim do ensino fundamental e o início do ensino médio.

    "Agora, o estudante deve fazer o maior número de testes do estilo do Enem. E testes fáceis: não adianta pegar os problemas cabeludos para resolver", afirma. A sugestão do professor é buscar exames anteriores da UFABC (Universidade Federal do ABC), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista) - que têm testes semelhantes aos que devem ser cobrados na prova do MEC.

    Veja os tópicos com maior probabilidade de estarem presentes no novo Enem:

  • Geometria - semelhança de figuras e proporção entre as medidas; cálculo de área e de volume de figuras básicas, como paralelepípedo, cilindro e esfera.

  • Álgebra - leitura de gráficos, conhecimento das principais funções (primeiro grau, segundo grau, exponencial, logarítmica).

  • Progressão aritmética e geométrica.

  • Estatística - noções básicas de conceitos como moda, mediana e média; técnicas de contagem; cálculo de probabilidades.

    Segundo Amson, problemas práticos como o de juros compostos, se baseiam em conhecimentos de funções. "O modelo matemático para estudar a disseminação da gripe suína, por exemplo, segue o mesmo princípio do de juros compostos", afirma.

    O professor Blaidi Sant'Anna ainda adverte o estudante para manter um pé sempre na realidade. "É muito importante resolver as questões até o final. E, depois, cada aluno deverá estimar se a resposta é coerente com a realidade. Muitas vezes, o estudante chega a um resultado que seria impossível no cotidiano", diz.
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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