UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


14/07/2009 - 15h05
Unesp lança edital do vestibular 2010; instituição oferece 6.394 vagas
Da Redação
Em São Paulo
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta terça-feira (14) o edital do vestibular 2010. Em março, a instituição aprovou mudanças no processo seletivo, que passou a ter duas fases, com um total de três dias de exame. Antes o vestibular era realizado em fase única.


Os candidatos poderão concorrer a 6.394 vagas. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, de 8 de setembro a 2 de outubro.

A prova da primeira fase será no dia 8 de novembro. Os candidatos serão convocados no dia 4 de dezembro e farão as provas nos dias 20 e 21 de dezembro. A divulgação da convocação para matrícula e da lista de espera acontecerá em 29 de janeiro de 2010.


Como será a prova

A primeira fase, eliminatória, terá prova de conhecimentos gerais, com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais):

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte);
  • ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática);
  • ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).

  • Cris Castello Branco / UOL
    Ao todo, 61.645 fizeram as provas
    do vestibular 2009 da Unesp
    ÁLBUM DE FOTOS DE 2009
    RESOLUÇÃO COMENTADA DA UNESP
    Para realizar a segunda fase, serão convocados os mais bem classificados na primeira etapa. Esta fase será aplicada em dois dias. No primeiro, a avaliação será composta de 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.

    No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo. A duração de cada dia de prova (primeira e segunda fases) será de quatro horas e meia.

    Uso do Enem

    O aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também será maior. Até o último processo seletivo, a nota do exame compunha 4% da nota final. Com as mudanças aprovadas, o Enem representará 10% da pontuação final, nos cursos em que não há prova de habilidade específica.

    As provas de habilidades específicas, que antes eram aplicadas para todos os candidatos, agora passarão a ser realizadas apenas pelos estudantes convocados para a segunda fase.

    Veja o quadro com as mudanças no processo seletivo:

    Mudanças no vestibular da Unesp
    Fase única: três dias seguidos de provas, aplicadas a todos os candidatos.Duas fases: três dias de provas. A primeira fase (um dia) é aplicada a todos os candidatos. A segunda fase (dois dias) será aplicada a um total de candidatos entre 4 e 6 por vaga de cada curso.
    Primeiro dia: conhecimentos gerais (84 questões de múltipla escolha de geografia, história, língua estrangeira - inglês ou francês -, matemática, física, química e biologia.Primeira fase: prova de conhecimentos gerais com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos PCNs - linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática); ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).
    Segundo dia: conhecimentos específicos (25 questões discursivas de matérias ligadas à área do curso - ciências exatas, ciências biológicas ou humanidades). Segunda fase - primeiro dia: será composta de 24 questões discursivas, sendo 12 de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12 de ciências humanas e suas tecnologias.
    Terceiro dia: língua portuguesa (10 questões dissertativas e uma redação).Segunda fase - segundo dia: será composta de 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo.
    Duração de cada dia de prova: quatro horas.Duração de cada dia de prova: quatro horas e meia.
    Nota de corte: não há.Nota de corte: será parametrizada adicionalmente pela probabilidade de convocação para matrícula, a partir do desempenho na prova de conhecimentos gerais.
    Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em escala de 0 a 100 pontos, sendo que as de conhecimentos específicos e língua portuguesa terão peso dois e a de conhecimentos gerais, peso um. Para os cursos com provas de habilidades, a nota vai de 0 a 100 e terá peso dois ou três. A nota final será a soma de cada prova multiplicada por dois (exceto conhecimentos gerais). e dividida por cinco (sete ou oito, para os cursos com prova de habilidades).Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em escala de 0 a 100 pontos para conhecimentos gerais e de 0 a 100 para conhecimentos específicos e redação, sendo de 0 a 72 para as questões discursivas da segunda fase e de 0 a 28 para redação. Para cursos com provas de habilidades, a nota será atribuída de 0 a 100. A nota final será a média aritmética simples das duas fases (ou três fases, para os cursos com provas de habilidades, também com nota de 0 a 100), com peso um para cada fase.
    Uso do Enem: 20% da nota de conhecimentos gerais, quando superior a ela, o que representa 4% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades).Uso do Enem: 20% da nota de conhecimentos gerais, quando superior a ela, o que representa 10% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades).
    Prova de habilidades: aplicada para todos os candidatos de cursos para os quais há a prova, com exigência programática de bibliografia especializada.Prova de habilidades: aplicada apenas aos candidatos convocados à segunda fase, constituída de uma avaliação exploratória do potencial do candidato e sua aptidão para o curso escolhido, sem exigência programática de bibliografia especializada.
    Critérios para desempate: prevalecem, sucessivamente, as notas atribuídas às provas de conhecimentos específicos, de conhecimentos gerais (sem considerar a nota do Enem), à redação (prova de língua portuguesa) e à disciplina com maior número de questões na prova de conhecimentos específicos da área de opção do candidato.Critérios para desempate: maior nota na prova de conhecimentos gerais (sem considerar o Enem), maior nota na prova de conhecimentos específicos e maior nota na prova de redação.
    Fonte: Assessoria de Imprensa da Unesp
    Como eraComo ficou


    Leia mais
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS