UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


08/07/2009 - 17h38
USP altera prova da segunda fase da Fuvest para o curso de medicina
Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 19h05

A USP (Universidade de São Paulo) informou, nesta quarta-feira (8), que vai alterar a prova da segunda fase da Fuvest 2010 para o curso de medicina. Em maio, a universidade havia informado que geografia seria uma das provas específicas da etapa classificatória. A Faculdade de Medicina alterou a opção e informou que os vestibulandos deverão responder ao exame de física, no lugar da disciplina de humanas.

Os candidatos ao curso de medicina na USP, na capital deverão fazer os exames de biologia, química e física no terceiro dia da fase final do vestibular.

Já quem busca uma vaga em medicina em Ribeirão Preto deverá fazer as avaliações específicas de biologia, química e geografia.



Até o vestibular 2009, os vestibulandos podiam concorrer nas duas opções de curso. No processo seletivo para ingresso em 2010, a assessoria de imprensa da USP não informou como ficará a escolha do candidato e recomendou contato com a Fuvest. A fundação que realiza o vestibular, por sua vez, ainda não se manifestou a respeito.

De acordo com o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina da USP, Milton Arruda Martins, a instituição resolveu voltar atrás devido às várias alterações incorporadas no processo seletivo deste ano. Até 2009, física já era cobrada como prova específica - e não geografia.

A assessoria de imprensa da unidade transmitiu o seguinte comunicado: "Tendo em vista já ter havido muitas mudanças para o vestibular de 2010, a congregação da Faculdade de Medicina decidiu manter a física como uma das provas específicas da terceira fase. A unidade só pretende estudar eventual mudança com mais vagar".

Matérias da segunda fase da Fuvest

O Conselho de Graduação da USP aprovou no dia 21 de maio quais serão as disciplinas específicas cobradas na segunda fase.


As disciplinas específicas variam de acordo com a carreira pretendida, com ênfase em exatas, biológicas ou humanas. As provas serão aplicadas no terceiro dia da segunda fase.

  • USP aprova mudanças na Fuvest 2010
  • Para pró-reitora, não há motivo de aflição
  • Enquete: o que você achou da mudança na Fuvest? Vote!
  • Deixe seu comentário sobre as alterações no vestibular
  • Cursinhos divergem sobre novo modelo da Fuvest
  • Novo projeto de Fuvest se aproxima do Enem
  • Unesp também vai mudar o vestibular


  • O conteúdo das provas foi definido pelas unidades da USP. As notas das provas da segunda fase terão o mesmo peso, valendo 100 pontos cada uma, com questões de igual valor, exceto a primeira, em que a redação valerá 50 pontos.

    O manual do candidato está previsto para ser divulgado a partir do dia 3 de agosto.

    1ª faseEliminava e dava pontos para a classificação final dos candidatosSó elimina quem não atinge a nota de corte. Não rende pontos na classificação
    2ª faseAvaliava apenas as disciplinas específicas de cada curso. Cada candidato tinha até quatro dias de exame. Todos os vestibulandos realizavam a prova de português no primeiro dia. O número de pontos na segunda fase variava de acordo com a carreira, com total máximo de 160 pontosSerá restrita a três dias. O primeiro continua igual. No segundo dia, haverá uma prova com 20 questões de química, biologia, matemática, física, geografia e história. No último dia é a vez das questões específicas - 12 perguntas de até três matérias escolhidas por curso
    Como era Como fica

    Habilidades específicas

    Os candidatos às carreiras de artes plásticas e música serão submetidos a um conjunto de provas de habilidades específicas, de caráter eliminatório, antes da primeira fase.

    Já aqueles que concorrerem às carreiras de artes cênicas, arquitetura, curso superior do audiovisual e design, terão provas de habilidades de caráter classificatório e realizadas na segunda fase do vestibular, no quarto dia de exames. Ao conjunto das provas específicas será atribuído o máximo de 100 pontos.

    Mudanças no vestibular

    A USP aprovou em abril as mudanças para o processo seletivo. O novo formato de vestibular manterá a primeira fase com 90 questões - mas as provas da segunda fase foram alteradas.

    A primeira fase também passou a ser eliminatória - ou seja, a nota não conta mais no final do processo seletivo para classificar os estudantes. Apenas elimina quem não tiver desempenho suficiente para chegar à etapa final.

    A segunda fase do vestibular vai avaliar todas as matérias do ensino médio. Até a Fuvest 2009, só disciplinas relacionadas ao curso pretendido eram alvo de exames.

    No primeiro dia da segunda fase, o candidato resolverá uma prova de português com dez questões discursivas, mais uma redação. No segundo dia, será a vez de 20 perguntas de biologia, química, física, matemática, história, geografia e inglês. Já o terceiro dia terá 12 questões que variam conforme o curso.

    Contextualização

    A USP também pretende incluir questões contextualizadas na segunda fase, que abarquem conhecimentos de mais de uma disciplina - as chamadas perguntas interdisciplinares. De acordo com a proposta da instituição, uma maneira de se cobrar o conteúdo de maneira integrada é fazendo enunciados que exijam a resolução de problemas.

    Enem

    A utilização da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será mantida, para ajudar o vestibulando quando for o caso. Quem tiver uma boa média, poderá aproveitá-la em até 20% do total de pontos da primeira fase.

    Como a primeira fase será descartada na classificação final, a nota do Enem passa a ajudar só para chegar até a etapa decisiva. Na hora de conseguir a vaga mesmo, na segunda fase, o Enem não renderá pontos.

    Leia mais
    Documento da USP indica que Fuvest deve mudar este ano
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Gripe suína e medo de uma pandemia
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares


    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS