UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


07/07/2009 - 15h42
Unesp decide manter quatro questões contestadas por professores de cursinho
Da Redação
Em São Paulo
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) decidiu manter quatro questões do vestibular de meio de ano 2009. As perguntas de número 2, 5, 29 e 47 haviam sido contestadas por professores do Curso e Colégio Objetivo. Nesta segunda (6), o teste 10, de matemática, foi anulado pela banca examinadora.


O coordenador de matemática do cursinho, Giuseppe Nobilioni, questionou, neste domingo (5), a correção das perguntas. No teste 2, de acordo com o professor, o enunciado falava que apenas o preço da gasolina havia sido reajustado - e não o do solvente - o que levaria a uma resposta diferente.


Já na pergunta 5, o problema é falta de clareza do enunciado. "O texto não faz a pergunta. Ele diz que o lançador teria 60% de chances de vitória. Mas não diz qual seria a vitória. Não dá para o estudante supor", afirma.

Física e geografia

Em física, segundo o coordenador da disciplina, Eduardo Figueiredo, argumentou que para explicar a miopia, como o médico do enunciado havia feito, era necessário utilizar o esquema proposto na alternativa "B".

Em geografia, a coordenadora do Objetivo Vera Lúcia da Costa Antunes, pediu à banca a anulação do teste 29, que abordava a Era Vargas. De acordo com a resposta sugerida, neste período histórico teria havido um "desmonte da estrutura estatal em benefício do capital estrangeiro".

"Não é possível dizer isso. Foi na Era Vargas que foi criada a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce, por exemplo. Isso não é desmonte do Estado", avalia Vera. "O examinador foi muito genérico. O estudante fica sem alternativa."

O vestibular

Os exames são aplicados até esta terça (7). Neste domingo, os candidatos fizeram os exames de conhecimentos gerais, com 84 questões - 12 de cada disciplina: matemática, biologia, geografia, física, história, química e língua estrangeira (inglês ou francês, conforme a opção).

A prova de conhecimentos específicos foi aplicada nesta segunda, com 25 questões discursivas que variaram conforme a opção do candidato. Na terça-feira, é a vez dos exames de língua portuguesa, com dez questões discursivas e uma redação dissertativa.

Concorrência

Os cursos mais concorridos por área são agronomia, em Ilha Solteira, na área de biológicas, com 12,7 candidatos por vaga; engenharia de produção, em Bauru, na área de exatas, com 28,1 c/v; e administração, em Jaboticabal, em humanidades, com 15 c/v.

O resultado deve ser divulgado em 22 de julho. A matrícula dos convocados está programada para o dia 27/7. Os vestibulandos em lista de espera confirmam interesse no dia 28/7; a convocação para esses candidatos sai no dia 29/7.

Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS