UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


06/07/2009 - 18h53
Unesp anula questão 10 de matemática da prova de conhecimentos gerais do vestibular
Da Redação
Em São Paulo
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou comunicado nesta segunda-feira (6) informando que anulou a questão número 10, de matemática, da prova de conhecimentos gerais do vestibular de meio de ano 2009. O exame foi aplicado neste domingo (5). Com isso, confira o gabarito atualizado.


A banca de examinadores da Vunesp, que realiza o processo seletivo, não comunicou o motivo da anulação. Segundo o coordenador de matemática do Objetivo, Giuseppe Nobilioni, a pergunta só oferecia alternativas absurdas.

"Fizeram uma questão contextualizada, com valores da cabeça do examinador, sem relação com a realidade. A resposta matemática é correta, mas é um absurdo, pois afirma que o raio da Terra mede 6,2 km", disse ao UOL Vestibular.

Os professores do cursinho ainda apontaram problemas em mais quatro questões do exame. Em matemática, as perguntas com problemas foram as de número 2 e 5; em geografia, foi identificado equívoco na questão 29; em física, na 47. A banca de examinadores da Vunesp não se manifestou sobre elas até o momento.



O vestibular

Os exames são aplicados até esta terça (7), sempre das 14h às 18h. Os candidatos devem ser apresentar com uma hora de antecedência, munidos de cédula de identidade original - sem o documento, não será possível fazer a avaliação.


Os inscritos também não deverão se esquecer de levar uma foto 3x4, recente, lápis preto número 2, apontador, borracha e caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

Neste domingo, os candidatos fizeram os exames de conhecimentos gerais, com 84 questões - 12 de cada disciplina: matemática, biologia, geografia, física, história, química e língua estrangeira (inglês ou francês, conforme a opção).

A prova de conhecimentos específicos foi aplicada nesta segunda (6), com 25 questões discursivas que variaram conforme a opção do candidato.

Para a área de biológicas foram dez questões de biologia; seis de química, cinco de física e quatro de matemática. Nas exatas, foram dez de matemática, nove de física e seis de química. As humanidades tiveram dez questões de história, nove de geografia e seis de português.

Na terça-feira (7), é a vez dos exames de língua portuguesa, com dez questões discursivas e uma redação dissertativa. A prova será igual para todos os vestibulandos.

Concorrência

Os cursos mais concorridos por área são agronomia, em Ilha Solteira, na área de biológicas, com 12,7 candidatos por vaga; engenharia de produção, em Bauru, na área de exatas, com 28,1 c/v; e administração, em Jaboticabal, em humanidades, com 15 c/v.

O resultado deve ser divulgado em 22 de julho. A matrícula dos convocados está programada para o dia 27, um dia antes da confirmação de interesse da lista de espera, pela internet. A convocação para matrícula da lista de espera sai no dia 29.

Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares



Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS