UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


03/06/2009 - 07h04
Veja sete dicas para se dar bem no vestibular da FGV deste domingo
Simone Harnik
Em São Paulo
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) aplica a prova do vestibular para o curso de administração neste domingo (7). A avaliação acontece durante o período da manhã e da tarde, é desgastante e exige preparo diferenciado. Por isso, especialistas de cursinhos dão suas orientações.

Durante a manhã, os candidatos farão prova discursiva de matemática e uma redação. À tarde, é a vez de testes de matemática, português, inglês e humanidades (geografia, história e atualidades).

No domingo, o UOL traz a correção do exame elaborada por professores do curso Objetivo. Confira as dicas para uma boa prova:

1- Visite o local de prova com antecedência

O vestibular é dividido em duas provas, uma das 8h30 às 12h30 e outra das 14h às 18h. Os portões para ingresso nas salas de exame fecham às 8h15 e às 13h45. Assim, o que sobra de tempo de almoço para os candidatos é um período curto de, no máximo, uma hora e quinze minutos.

Daí a necessidade maior de visitar o local de prova com antecedência: você que vai fazer o exame precisa saber onde vai almoçar. Ou seja, a verificação do prédio do vestibular, além de evitar atrasos e imprevistos, facilita na hora de fazer sua refeição no domingo.

"Já aconteceu de candidatos conseguirem fazer a prova da manhã e de chegarem atrasados para a prova da tarde", conta o coordenador pedagógico do CPV, Paulo Lima.

2- Preocupe-se com a refeição

Como o vestibular tem oito horas de duração, dividido em duas etapas, você terá de se alimentar. "É necessário tomar um bom café da manhã, porque ninguém rende bem de barriga vazia", afirma o coordenador do curso Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.

Na hora do intervalo, que vai das 12h30 até as 13h45, você deve fazer um almoço leve. "É importante escolher uma comida de fácil digestão, para não comprometer a prova. Também é recomendável levar fruta e barra de cereal", diz o coordenador do curso Etapa, Edmilson Motta.

3- Ainda dá tempo de revisar atualidades

A prova da FGV aborda atualidades em cinco testes e ainda faz relações com o mundo contemporâneo nas disciplinas de história e geografia. De acordo com Lima, é possível fazer uma boa revisão sem grande estresse.

  • Veja as atualidades no UOL Educação


  • "Crise econômica é um assunto que deve entrar na prova. O candidato deve se preocupar com os fatos que ocorreram de setembro e outubro do ano passado em diante", afirma o coordenador do CPV.

    4- Veja provas anteriores

    Para ficar a par do exame, vale dar uma espiada nos exames anteriores. A própria FGV oferece em seu site as últimas avaliações aplicadas.

  • Confira aqui as provas anteriores da GV


  • 5- Converse com um professor de matemática

    A FGV cobra vasto conhecimento de matemática, principalmente na área de álgebra. O exame avalia conhecimentos sobre matemática financeira em questões sobre juros e porcentagem, por exemplo.

    Na primeira prova, o candidato deve ser capaz de resolver as questões de forma discursiva, ou seja, redigindo seu de chegar à solução. Se você tiver tempo, mostre a um professor suas respostas. Ele poderá dizer se seu modo de escrita é claro e organizado, além de dar dicas básicas e fáceis para conseguir mais pontos no vestibular.

    6- Não esqueça os documentos e materiais

    Para fazer a prova, a FGV exige que o candidato leve o RG original, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou o comprovante de ser isento de pagamento. Além disso, é responsabilidade do vestibulando separar lápis, caneta esferográfica (azul ou preta) e borracha.

    É proibido mexer em bolsas, mochilas, sacolas, livros, cadernos, calculadoras, celulares e outros aparelhos durante a prova. Uma dica do professor Nascimento, do Anglo, é levar uma régua: "Pode ajudar em questões que exijam fazer gráficos, na prova discursiva de matemática", diz.

    7- Nada de balada no dia anterior

    A última dica é quase redundante para quem está acostumado a fazer provas. Ficar em festas ou baladas no dia que precede um exame compromete a performance.

    No caso do vestibular de administração da GV, a situação é pior. O baladeiro de plantão terá de enfrentar oito horas de avaliação sob cansaço. Deixe a diversão para o domingo pós-prova.

    Leia mais
    Estudar com temas de redação anteriores é boa estratégia
    Conheça cinco métodos para anotar com eficiência
    Veja imagens históricas sobre a Abolição da Escravatura
    Estude e ensine história com música
    Terapeuta seleciona filmes para passar na escola
    Veja imagens históricas dos 45 anos do golpe militar
    Famosos contam sobre o prazer de aprender
    Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: temas do noticiário que podem cair no vestibular
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS