UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


27/04/2009 - 14h24
Universidade Tecnológica Federal do Paraná adotará Enem no vestibular 2010
Da Redação*
Em São Paulo
A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) vai adotar o novo Enem no vestibular em 2010. Na última sexta-feira (24), os 22 membros do Conselho Universitário aprovaram a proposta por unanimidade.

A instituição passará a utilizar apenas a nota do Enem para selecionar seus alunos, em todos os seus cursos de graduação e em todos os campi. A medida entrará em vigor para o vestibular de verão 2010. O de inverno de 2009, cujas inscrições se iniciam nesta segunda-feira (27), permanece sem alterações.

Pelo sistema de seleção unificado, as instituições enviam a relação de seus cursos e o número de vagas oferecidas ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). As vagas seriam automaticamente preenchidas pelos estudantes com a nota de classificação do novo Enem.

"O sistema de seleção unificado tende a trazer melhorias em diversos setores da sociedade. Os estudantes serão beneficiados, pois têm a possibilidade de escolher cinco cursos, na própria universidade ou em universidades diferentes, se for o caso", afirmou o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli.

Novo Enem

A intenção do MEC (Ministério da Educação) é oferecer um sistema de avaliação que privilegie a capacidade crítica e analítica dos estudantes e elimine os atuais modelos de vestibular, que valorizam a memorização de conteúdos do ensino médio.

De acordo com a proposta, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com testes de múltipla escolha, serão avaliadas as seguintes áreas: linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.



Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição assim determine, para que seja selecionado o mais apto em determinada área.

O novo Enem deve ser aplicado nos dias 3 e 4 outubro, com divulgação das provas em 4 de dezembro. O resultado final está previsto para o dia 8 de janeiro de 2010.

*Com informações do MEC.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS