UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


04/03/2009 - 13h38
Não passou no vestibular? Momento é de avaliação das metas, dizem especialistas
Simone Harnik
Em São Paulo
As últimas chamadas dos vestibulares revelam mais do que os nomes daqueles que passaram raspando na faculdade sonhada: mostram que muita gente ficou de fora - por sinal, a maior parte dos candidatos. Se você está nessa condição e deseja muito entrar em um curso ou em uma universidade específica, o momento é de avaliação das metas, dizem os orientadores vocacionais.


"O fundamental é perceber que o vestibular é uma competição em que passam pouquíssimos. No primeiro momento, o candidato deve reservar um tempo para amadurecer e tirar lições da não-aprovação", afirma o pedagogo e especialista em orientação vocacional Silvio Bock.

Arquivo_Pessoal
Felipe Vale de Araújo não conseguiu entrar em medicina na 3ª tentativa; já analisou seus erros e está motivado para o ano
TEMAS QUE MAIS CAEM
EVITE A TENSÃO PRÉ-VESTIBULAR
MANDE SEUS TEXTOS PARA O BANCO DE REDAÇÕES DO UOL EDUCAÇÃO
MONTE SEU SIMULADO E ESTUDE
Foi o que fez o estudante Felipe Vale de Araújo, 23, logo que percebeu que não tinha chances de ingressar no curso de medicina em sua terceira tentativa. "A gente tem de fazer um balanço do porquê de não ter dado certo. E, então, tentar organizar os estudos. Vi quais foram meus erros e pensei em como mudá-los", conta.

Na avaliação de Felipe, o sucesso no vestibular depende de três pontos: saúde física, emocional e conhecimento teórico. "O que faltou foi equilíbrio. Deixei de lado o emocional e a atividade física em função do teórico. Daí fiquei muito cansado", diz.

Para não cair na depressão

Segundo o psicólogo e professor da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp de Assis Paulo Motta, a primeira coisa a dizer a quem não conseguiu uma vaga é que tudo que podia ter sido feito foi feito. "Não adianta o candidato ficar com culpa. Tem adolescente que sente culpado porque foi a uma festa e não estudou. Mas ele fez tudo o que era possível", afirma.

"O estudante tem de entender que a vida é feita disso. Às vezes, a gente ganha. Às vezes, a gente perde. Não dá para colocar o vestibular como o objetivo principal de toda a vida. E o sistema educacional brasileiro é complexo; injusto, às vezes", avalia Motta.

Cursinho, intercâmbio ou cursos

Para Bock, se o estudante tem o objetivo de passar no vestibular, fazer cursinho é a melhor alternativa. "A pessoa tem de estudar e adquirir os conhecimentos que os vestibulares exigem. O pré-vestibular é a ferramenta que existe para estudar de forma sistemática", explica.

Na opinião de Bock, é rico fazer um intercâmbio como vivência pessoal. "Mas isso não resolve para quem quer passar no vestibular", pondera. Para o pedagogo, um intercâmbio depois do ingresso na faculdade pode render melhores frutos profissionais.

Já Motta afirma que um intercâmbio pode ser útil para o amadurecimento. "É claro que a pessoa vai 'perder' um ano para entrar na faculdade. Mas os ganhos podem ser maiores do que o ingresso no vestibular".

Segundo Motta, até cursos podem ser úteis para levantar a autoestima. "Um curso de teatro, por exemplo, vai trazer ganhos para quem tem problema de desenvoltura, para falar em público. Mas o melhor é fazer cursos livres, pensando no que vai ser bom individualmente não para a profissão."

Hora de rever a carreira

De acordo com Motta, o momento da não-aprovação pode ser útil para rever a escolha da carreira. Principalmente para quem busca vaga em cursos muito concorridos como medicina.

"De repente, para quem quer medicina, fazer biologia pode ser uma alternativa, por exemplo. No futuro, o jovem poderá se especializar em uma área afim, como engenharia genética", diz.

Essa foi a estratégia adotada por Francisco de Melo Viríssimo, 20. Seu sonho ainda é conseguir o ingresso em engenharia. Mas decidiu estudar matemática na USP (Universidade de São Paulo), porque se trata de uma ciência básica para a formação. "Optei pelo curso por ser elementar para qualquer um que queira fazer exatas", diz.

Assim que saiu do ensino médio, realizado na rede pública, Francisco também optou por estudar sozinho, depois de uma passagem breve por cursinho. Dedicou-se ainda a um curso de desenho técnico que considerou uma "ótima experiência".

Leia mais
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS