UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


06/01/2009 - 17h31
Veja correção das provas de geografia e biologia da Fuvest
Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 18h43

Professores do Curso e Colégio Objetivo realizaram a correção das provas aplicadas nesta terça-feira (6) no vestibular da Fuvest no UOL Vestibular, confira:



Cris Castello Branco/UOL
Na segunda fase da Fuvest 2009 estão em jogo 10.557 vagas na USP (Universidade de São Paulo), 100 vagas na Santa Casa e outras 50 na Academia do Barro Branco
VEJA COMO FOI A ENTRADA DO 3º DIA
FOTOS DO 2º DIA DE FUVEST
IMAGENS DO DOMINGO DE FUVEST
RESOLUÇÃO DAS PROVAS
ALONGAMENTO PARA ALIVIAR TENSÃO
Temas que ocuparam os noticiários de 2008, como os conflitos na reserva indígena Raposa Serra do Sol, no Brasil, e na Ossétia do Sul, no Cáucaso, foram explorados pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), a Fuvest. Para vestibulandos ouvidos pelo UOL Vestibular, a prova "pegou pesado" ao abordar essas questões.

"Eu realmente achei essa prova difícil", diz Cristiane Capuchinho, 24, formada em jornalismo e candidata à sua segunda graduação na USP - desta vez em ciências sociais. "Eram questões do tipo 'ou você sabe, ou não'", opina.

Também para o treineiro Marcello Ibanhe, a prova foi a mais difícil "em comparação às outras de humanas". "Geralmente a parte de geopolítica é mais fácil que a de geografia física, mas este ano foi o contrário", disse Marcello.

Entrada da prova

No prédio da Poli-USP, um dos locais de exame na capital paulista, os portões foram fechados às 13h02. Apesar do cansaço, muitos candidatos aproveitaram os últimos minutos para estudar.

Dênia Matos, 27, foi a primeira a chegar. Ela trouxe lanche e até remédio para dor de cabeça para se prevenir: "aproveitei o Natal e o Ano Novo para fazer revisão". Já Rafael Weissemberg, 18, preferiu descansar uma semana antes da Fuvest: "me disseram que eu poderia me confundir".

No clima da entrada, Tomás Tassinari, 19, que concorre a uma vaga em história, aproveitou os minutos finais para passar os olhos num material de revisão. "Estou tranquilo", disse.

Cris Castello Branco/UOL
Vinícius Bernardes, 21, e Isadora Carvalho, 18, ambos estudantes de direito, querem fazer uma segunda graduação na USP
LHC PODE SER TEMA DE FÍSICA
REVISÃO: TEXTOS DE FÍSICA
TESTE-SE: QUIZZES DE FÍSICA
Os candidatos Vinícius Bernardes, 21, e Isadora Carvalho, 18, ambos estudantes de direito, querem fazer uma segunda graduação. Ele presta vestibular para administração e ela, para letras. Os dois não se prepararam para o exame, mas contam com os conhecimentos de atualidades trazidos da faculdade. "A segunda fase pede mais que os candidatos estejam antenados", diz Isadora.

Segunda fase

As provas continuam amanhã (7), com exame de física. Estão em jogo 10.557 vagas na Universidade de São Paulo, 100 vagas na Santa Casa e outras 50 na Academia do Barro Branco. Ao todo, 38.606 candidatos foram convocados para essa etapa da Fuvest.

A abertura dos portões está marcada para as 12h30 e o fechamento, para as 13h. O candidato deverá comparecer ao local designado para o exame com 30 minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e documento de identificação com foto.

Os candidatos terão três horas para fazer a prova em cada um dos dias.

Às 18h, o UOL Vestibular trará a correção em tempo real da prova, realizada pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

A lista de aprovados do vestibular 2009 está prevista para ser divulgada no dia 4 de fevereiro.

Para passar à segunda fase, foi necessário superar as notas de corte da Fuvest 2009. A carreira medicina e ciências médicas é a mais exigente: era necessário acertar 77 de 90 questões.

Três por uma

Na segunda fase da Fuvest, os cursos têm concorrência de três candidatos por vaga, incluindo o acréscimo de notas do Enem.

O curso mais concorrido da Fuvest 2009 é publicidade e propaganda, cuja nota de corte é 61. Na seqüência entre os mais disputados está relações internacionais com 36,60 estudantes por vaga e nota de corte 66. Logo depois no ranking vem jornalismo com 36,03 c/v -- 2.197 estudantes concorrem a 60 vagas. No ano passado, foi este curso que liderou a disputa, com 41,63 c/v. A nota de jornalismo para o vestibular 2009 é 64, a mesma exigida o exame de 2008.

A primeira fase do processo seletivo aconteceu em dia 23 de novembro e teve índice de abstenção de 5,32%. Segundo a assessoria de imprensa da fundação, dos 138.242 inscritos, 7.349 não compareceram ao exame.

  • Veja o gabarito oficial da primeira fase da Fuvest 2009
  • Confira a resolução comentada da prova pelo Objetivo


  • Outras informações podem ser obtidas no site da Fuvest.

    Leia mais

    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares
    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS