UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


20/12/2008 - 05h00
PR: Estadual de Ponta Grossa realiza vestibular neste sábado; portões fecham às 16h
Da Redação
Em São Paulo
A UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), do Paraná, realiza a o seu vestibular 2009 neste sábado (20) e domingo (21), nas cidades de Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Castro, Jacarezinho, Paranaguá, Palmeira, Rio Negro e Telêmaco Borba. Os exames são divididos em três etapas: conhecimentos gerais, redação e prova vocacionada.

Os incritos devem comparecer aos locais de prova portando ficha de inscrição (com foto e cópia do documento oficial de identidade coladas), documento oficial de identidade original (não serão aceitas fotocópias, mesmo que autenticadas), caneta esferográfica com tinta azul-escura e escrita grossa e lápis ou lapiseira (para rascunho).

De acordo com o edital do concurso, os candidatos devem chegar ao local de provas às 15h. Às 16h, os portões serão fechados e não será permitida a entrada de nenhum candidato. Os exames começam às 16h30.

Provas
No sábado, os candidatos farão prova de conhecimentos gerais e redação, correspondentes à primeira e segunda etapa do vestibular. Para a prova de redação estarão apresentados, no mínimo, dois temas como proposta, dentre os quais, por livre escolha, o candidato deverá desenvolver apenas um.

Na terceira etapa, denominada vocacionada, que será realizada no domingo, as provas terão apenas três disciplinas, cuja composição depende do curso escolhido.

Normas
Após a identificação do candidato pelos fiscais, o vestibulando deverá colocar embaixo da sua carteira, no chão, eventuais objetos pessoais não autorizados para usar durante a prova, como telefone celular, bip ou qualquer outro aparelho de comunicação (que deverão estar desligados) e relógio.

No decorrer do horário de duração da prova os candidatos não poderão usar bonés, chapéus, boinas, óculos escuros ou outros acessórios pessoais que comprometam a segurança e o bom andamento do vestibular.

Concorrência
Ao total, 10.957 candidatos participam do concurso, que oferece 719 vagas. O curso mais procurado é o de medicina, que recebeu 3.154 inscrições e teve 105,1 candidatos por vaga. Na divisão por cotas, 2.652 candidatos entram na concorrência universal (126,3 c/v); 464 optaram pela opção reservada aos estudantes de escola pública (77,3 c/v); e 38 se enquadram nas cotas para afro-descendentes (12,7 c/v).



O segundo curso com maior concorrência foi o de engenharia civil, com 23,7 c/v. O terceiro foi direito, oferecido no período noturno, com 22,7 c/v, seguido de odontologia (21,7 c/v) e administração (20,6 c/v).

Leia mais

Vestibular 2009: veja os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS