|
18/12/2008 - 22h33 Vestibular 2009 Unifesp: professores elogiam provas do 2º dia Conceição Gama Em São Paulo Inglês Para a professora Cristina Armaganijan, do curso e colégio Objetivo, a prova de inglês do vestibular 2009 da Unifesp foi bem-elaborada. "A escolha do textos foi muito feliz. Um tratou dos problemas de saúde que podem ser causados por relacionamentos, outro dos 50 anos da bossa nova e o outro do percentual do uso do cérebro pelos humanos. A diversificação de temas foi bom porque testou o vocabulário do aluno", opina.
Português A prova de português do vestibular 2009 da Unifesp, para o professor Francisco Platão Savioli, do Anglo, avaliou bem os candidatos. "Foi uma prova com vários textos diversos, tais como poemas, charges, quadrinhos, crítica literária, texto jornalístico, que foram muito bem aproveitados. Ãs questões se encontravam no mesmo espírito dos textos; varriam aspectos diversos da gramática e da interpretação". Segundo o educador, a prova apresentou nível de dificuldade um pouco mais alto que as provas de outras grandes universidades de São Paulo. "Eu diria que o nível foi de médio pra cima". Redação De acordo com a professora do curso e colégio Objetivo Maria Aparecida Custódio, a comissão de vestibular da Unifesp foi feliz na escolha do tema para redação. "O tema superpopulação é interessante porque é interdisciplinar. O estudante poderia mostrar seus conhecimentos em geografia, história, sociologia e antropologia", explica. "A superpopulação tem a ver com diversos temas da vida moderna, como trânsito, poluição, falta de alimentos. O desafio do vestibulando era lançar um olhar original sobre o tema; era ir além da proposta da banca", comenta. Para o professor do Anglo Fernando dos Santos Andrade, a prova foi muito simples, explorando um tema com que o aluno tem certa familiaridade. "A Unifesp já apresentou temas complexos, subjetivos, que causavam medo no aluno, mas este ano não foi assim. O estudante poderia ter lançado mão dos conhecimentos adquiridos em aulas de geografia e história, por exemplo, para fazer um bom texto".
|