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17/12/2008 - 21h49 Vestibular Unifesp 2009: questões de biologia, matemática e história do Brasil apresentam imprecisões, dizem professores Conceição Gama Em São Paulo A prova do primeiro dia do vestibular 2009 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) apresentou algumas imprecisões em questões de biologia, história do Brasil e matemática, segundo professores dos cursinhos Objetivo e Anglo. O vestibular da instituição começou nesta quarta-feira (17). História Para o coordenador de história do curso e colégio Objetivo, Daily de Matos Oliveira, a questão 67 da prova de história do Brasil do vestibular 2009 da Unifesp estava mal formulada. "A questão fala das ações dos bandeirantes. No gabarito oficial, a resposta correta seria a letra C, que indica 'perseguição a escravos foragidos'. Entretanto, as bandeiras não perseguiam escravos foragidos; isso quem fazia era o capitão-do-mato. As bandeiras tinham uma organização paramilitar que lutava contra os quilombos, que eram organizações estabelecidas, fixadas", explica. Segundo ele, já que a alternativa não estava totalmente correta, o aluno poderia ter dúvida entre ela e a letra B, "garantir o abastecimento do interior". "Esse abastecimento não era feito em qualquer interior, mas na região Centro-Oeste", comenta. Biologia O coordenador de biologia do Objetivo, Constantino Carnelos, chama a atenção para algumas imprecisões na prova. "A questão 17 afirma que 'a meiose só ocorre em célula diplóide'. Esse 'só' foi mal-empregado. As células tetraplóides também sofrem meiose", esclarece. Ele também chama a atenção para um problema na questão 30. "Ela traz a seguinte afirmação: 'A quebra de celulose pelos microorganismos produz amido, açúcares e ácidos graxos'. O microorganismo não produz ácidos graxos, mas sim glicose, a partir da qual são produzidos os ácidos graxos", sublinha. O professor do Anglo Sezar Sasson concorda. "A questão 30 deve ser anulada. O amido é uma substância de reserva fabricada por plantas e algas e não por microorganismos", completa. Os professores também chamaram a atenção para o fato de a prova apresentar um nível de dificuldade alto para os alunos de humanas e exatas. Matemática O o coordenador geral do curso Anglo e professor de matemática, Nicolau Marmo, chama a atenção para uma falha na questão número 14 de matemática, da prova aplicada nesta quarta-feira no vestibular 2009 da Unifesp. "Ela fala de um paralelepípedo sobre o qual está uma pirâmide e mostra um desenho, apenas ilustrativo. Supondo que o paralelepípedo seja retângulo e a pirâmide reta, a gente encontra oito arestas como diz a afirmartiva D, considerada correta pelo gabarito. Mas se a pirâmide não for reta, é possível encontrar 6 arestas, alternativa que também existia na questão", comenta. O professor acredita que a comissão de vestibular deve considerar as duas alternativas como corretas. O professor do Objetivo Giuseppe Nobilioni considerou a prova difícil para alunos de humanas e saúde. "Ela trouxe matemática pura, sem muita contextualização, algo comum nos outros vestibulares". Química A prova de química apresentou um nível de dificuldade médio, segundo o professor do curso e colégio Objetivo Antônio Mário Salles. Ele sublinha um erro de digitação na questão 89. "Eles estão falando de melamina, com M, um coposto que faz um plástico duro e leve, muito usado em produtos chineses. Em algum lugar da questão, em vez de escreverem melamina, eles escreveram melanina, com N, a substância que dá cor à pele e aos cabelos, totalmente diferente da melamina. A prova deveria ter sido melhor revisada". Física De acordo com o professor do curso e colégio Objetivo Ricardo Balbino, "a prova de física foi muito abrangente e brindou o aluno que estudou todo o conteúdo". O educador comenta que a prova teve enunciados claros e apresentou muitas ilustrações. "Foi muito bem-feita. O aluno que estava preparado não teve grandes surpresas". Geografia A coordenadora do curso e colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, elogiou a prova de geografia do vestibular 2009 da Unifesp. "A prova foi muito bem elaborada. As alternativas eram muito diretas, sem grandes enunciados que poderiam confundir o aluno. Todas as alternativas apareciam por exclusão, sem deixar dúvidas, muito diferente de provas como da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)". Segundo ela, o nível de dificuldade do exame foi mediano. Unifesp Segundo a assessoria da Vunesp, organizadora do vestibular da Unifesp, as questões citadas acima estão sendo analisadas.
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