UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


16/11/2008 - 12h19
Mais de 92 mil estudantes prestam vestibular neste domingo; em SP 240 mil tentam ensino técnico gratuito
Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 16h32

Na tarde deste domingo (16), mais de 92 mil candidatos vão tentar uma vaga na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Ambas as provas começam a partir das 14h. No caso da Unicamp, os portões fecham às 13h45. Nos locais de prova da UFPR, os portões se fecham às 13h30.

No Estado de São Paulo, 240 mil estudantes concorrem a uma das mais de 40 mil vagas de ensino técnico gratuito em uma unidade da Etec-SP. As provas começam às 13h30, mas a organização do vestibulinho recomenda aos candidatos chegar às 13h.

No caso da Estadual de Campinas, Estão em jogo 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

O candidato da Unicamp precisa apresentar apenas documento de identididade original, com foto. Nessa primeira etapa do processo seletivo, o exame é composto de questões discursivas que podem ser respondidas a lápis.

Já a redação, que também faz parte desse primeiro dia de prova, tem de ser escrita com caneta. É recomendável levar caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua. Calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora e boné são proibidos.

Ao término do exame, de quatro horas e meia de duração, professores do curso Objetivo farão a resolução comentada das questões, publicada em tempo real pelo UOL Vestibular. O padrão de respostas, elaborado pela comissão que organiza o vestibular da Unicamp, será divulgado na terça-feira (18). A segunda fase acontece de 11 a 14 de janeiro de 2009.

  • Confira lista completa de concorrência da Unicamp
  • 10 dicas para quem vai fazer o vestibular da Unicamp
  • "Provas da Unicamp não têm pegadinha", diz coordenador do vestibular
  • "Vestibular 2009: temas que mais caem


  • Vestibular da UFPR

    Já na UFPR (Universidade Federal do Paraná), 43.500 mil estudantes concorrem a uma das 5.204 vagas oferecidas no vestibular 2008/9 da instituição. Os portões serão fechados às 13h30. A prova começa às 14h. O vestibulando deve apresentar o comprovante de ensalamento para ter acesso aos locais de prova em Curitiba e Palotina.

    Cris Castello Branco/UOL
    Canetas vendidas antes da prova: este ano, prova pôde ser respondida a lápis
    VESTIBULARES DE DOMINGO
    EVITE A TENSÃO PRÉ-VESTIBULAR
    TEMAS QUE MAIS CAEM
    No primeiro dia de prova, os estudantes terão cinco horas para responder às 80 questões objetivas de conhecimentos gerais. Matemática, física, química, biologia, geografia e história terão nove perguntas, cada, na prova. Oito questões de língua estrangeira e 18 de português e literatura completam a primeira etapa da seleção.

    O gabarito será divulgado, no dia da prova, às 20h e estará disponível no UOL Vestibular.

    Em 3 de dezembro, a universidade convocará os mais bem classificados na primeira etapa para fazer provas específicas em 7 e 8 de dezembro. O resultado geral sai em 12 de janeiro de 2009.

    O vestibular da UFPR tem 43.500 estudantes inscritos. Medicina é o curso mais concorrido, com 30,32 candidatos por vaga. Veja a relação candidato/vaga de todos os cursos.

    Vestibulinho das Etec-SP

    Unidades da Etec-SP (Escola Técnica Estadual de São Paulo) também realizam seu processo seletivo neste domingo, a partir das 13h30. Estão inscritos 240 mil estudantes.

    A organização do concurso recomenda que os candidatos cheguem com 30 minutos de antecedência ao local de prova. É preciso levar caneta esferográfica e lápis pretos, borracha, régua e documento de identidade original com foto.

    O exame selecionará 40.032 alunos para cursos técnicos gratuitos em todo o Estado. Também há 16.043 vagas para alunos concluintes do ensino fundamental ingressar no médio. O técnico de enfermagem da Carlos de Campos, em São Paulo, no período da manhã, é o mais procurado: tem 26,58 candidatos por vaga. O segundo curso mais procurado é o de segurança do trabalho, oferecido em Santos, com 19,73 c/v; o terceiro lugar ficou com mecatrônica, em Tatuí, com 18,30 c/v. Confira a lista completa da concorrência da seleção 2009 das Etec-SP.

    A prova vai trazer 50 perguntas de múltipla escolha, abordando português, matemática, história, geografia, química física e biologia. O gabarito será divulgado a partir das 18h, no UOL Vestibular.

    A lista com a classificação geral está prevista para entre 15 e 16 de janeiro.

    Leia mais

    Vestibular 2009: veja os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS