UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


14/08/2008 - 11h25
Unicamp adia inscrições para 1º de setembro e anuncia mudanças no vestibular 2009
Da Redação
Em São Paulo
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aceitará pedidos de isenção parcial de taxa do vestibular 2009. Com isso, o início das inscrições que estava previsto para esta quinta-feira (14) foi adiado para o dia 1º de setembro. As mudanças foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (14).

Mudanças

A partir desta edição do vestibular, os candidatos podem fazer até duas opções de curso e não mais três como era no passado. O tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia e haverá apenas uma nota de corte para as provas prioritárias de cada curso.

A Comvest anunciou ainda que os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples. Outra novidade: o curso de odontologia não exigirá mais a prova de aptidão.

A prova terá alterações gráficas. Este ano, ela deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio caderno de questões.

Com relação aos locais de prova, Porto Alegre não abrigará mais o vestibular da Unicamp.

Incentivo

A universidade passa a conceder isenção parcial (50%) da taxa de R$ 105 de inscrição no processo seletivo. O período para fazer a solicitação é de 18 a 24 de agosto.

Podem pedir o benefício os estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês.

Os interessados deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente na Unicamp, nos dias 25 e 26 de agosto, das 8 às 18 horas. Veja a lista dos documentos exigidos.

O resultado dos pedidos de isenção parcial será divulgado em 29 de agosto no site da Comvest.

Datas

As inscrições para o vestibular Unicamp 2009 deverão ser feitas entre os dias 1 de setembro e 7 de outubro, no site da Comvest.

A primeira fase do vestibular acontece no dia 16 de novembro de 2008 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

A lista dos aprovados na primeira fase sai em 17 de dezembro.

A segunda etapa será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês.

As provas de aptidão, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro.

A primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro e a matrícula dos convocados deve ser feita dia 10 de fevereiro.

O vestibular da Unicamp oferece 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, registrou 49.477 inscritos.

Leia mais

Unicamp terá campus em Limeira com 8 cursos
Universidades ignoram lei do desconto para vestibular
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS