UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


11/02/2008 - 15h38
Semana é de matrícula e trote nas universidades paulistas
Da redação
Em São Paulo
Esta semana é de matrícula e trotes nas principais universidades paulistas. Entre segunda (11) e terça-feira, USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) fazem a inscrição dos novos calouros para os cursos de 2008.

Mariana Tramontina / UOL
Calouros fazem a dança do "elefantinho" na Politécnica da USP, nesta segunda (11)
VEJA FOTOS DE TROTE NA USP
UNICAMP: NOTAS E CLASSIFICAÇÃO
Ao mesmo tempo em que as secretarias das instituições recebem os documentos para a matrícula, os alunos mais velhos, os "veteranos", preparam as festas de recepção dos novos alunos - o "trote".

Na Escola Politécnica da USP, os veteranos organizaram brincadeira na lama, cortes de cabelo e pinturas de rostos e roupas. Houve também "banho" de cerveja - muitos alunos tentavam esconder as latas de bebida quando viam a câmera da reportagem do UOL Educação.

O calouro de engenharia da Poli Gabriel Moraes, 18, tomou um banho de lama. "Meu cabelo era enorme. Deixei crescer durante um ano e meio para cortar no trote", contou. "Eu ter feito minha matrícula na USP é a melhor parte da festa", comemorou.

Heitor de Heitor Durate, 18, trouxe a família toda de Furtal, em Minas Gerais, para participar da festa. "Passei na Unicamp e na UFSC, mas queria mesmo era USP", disse. O pai Jair Heitor era todo orgulho: "A vitória é o sonho dele realizado. Estamos muito felizes".

Na ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da USP), os veteranos também preparam festa para receber os calouros. Vindos de Campinas, Felipe Abreu e Silva, 18, que passou em audiovisual, e Renata Mazzini Marcondes, 19, caloura de turismo, estavam preparados para o trote. "Isso tudo é o maior orgulho. Quero sair assim na rua agora", contou Renata.

As matrículas dos 10.402 aprovados na Fuvest continuam nesta terça-feira. Algumas unidades da USP aceitam inscrições nos dois dias, outras organizam por ordem alfabética ou por curso escolhido. É necessário ficar atento às instruções do manual do candidato.

Na Faculdade de Direito, no tradicional Largo São Francisco, o trote teve direito à bateria, pedágio e cervejada no final do dia. Calouros e veteranos confraternizaram no porão da faculdade, ao som de funk carioca.

Os aprovados para os 26 campi da Unesp também se matriculam entre estas segunda e terça-feira.

Na terça-feira, será a vez de UFSCar, Unifesp e Unicamp receberem os documentos dos novos calouros.
Leia mais
Nos EUA, os trotes são organizados pelas fraternidades. Veja os perigos dessa tradição
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS