UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


09/01/2008 - 18h55
Física da Fuvest estava "longa" e "difícil", dizem professores
Da redação
Em São Paulo
  • Veja as correções da 2ª fase da Fuvest 2008
  • Troque idéias sobre a prova


  • Trabalhosa, longa e difícil. São esses os termos usados por professores para classificar a prova de segunda fase de física da Fuvest. O exame foi aplicado nesta quarta-feira (9) a 15.914 candidatos (1.144 dos convocados faltaram à prova).

    "Foi uma prova de alto nível, difícil mesmo para um aluno médio", diz Eduardo Figueiredo, coordenador da disciplina no curso Objetivo.

    "Isso porque a USP (Universidade de São Paulo) não quer o 'aluno médio', mas os melhores", diz Ronaldo de Sá, professor do curso Anglo.

    Para os dois professores, a prova segue uma tendência no ensino de física moderna: privilegia o raciocínio e o conhecimento dos fenômenos físicos, em vez de fórmulas.

    Na questão de número 5, por exemplo, a prova trazia fórmulas que o aluno deveria adotar para resolver a questão.

    "Física, há muito tempo, deixou de ser um amontado de fórmulas. Tem que saber o conceito", diz de Sá.

    Composta por dez questões discursivas, que exigem resposta escrita, a prova também foi considerada longa, por trazer, em grande parte das questões, três sub-itens.

    Acerto de 80%

    Apesar do alto grau de dificuldade, os candidatos que buscam vaga nos cursos de medicina e engenharia precisam acertar cerca de 80% da prova para serem aprovados, avalia Figueiredo.

    "Essas carreiras são extremamente competitivas, e o nível dos alunos que a disputam é altíssimo", diz Figueiredo.

    "É uma prova densa, mas adequada aos candidatos que querem cursar carreiras de biológicas ou exatas", diz o professor.
    27/11/2009

    19h25- FGV aplica 1ª fase do vestibular para economia em SP neste domingo; UOL traz correção

    18h43- PUC-SP realiza vestibular 2010 neste domingo; UOL trará correção online

    15h54- Com 1 milhão de alunos, administração é o maior curso do país; veja o ranking

    10h33- USP é a 6ª maior universidade do país; confira o ranking

    09h34- Ikwa: Saiba como é o trabalho na oceanografia biológica

    08h33- Ikwa: Conheça atuação do economista dentro das empresas

    07h32- Ikwa: Conheça o trabalho de um cirurgião plástico

    26/11/2009

    21h15- UFPA anula prova de geografia da 1ª fase do processo seletivo 2010 por fraude

    16h20- Aluna expulsa de faculdade será indenizada em R$ 6.225 em MG

    13h28- PUC-SP divulga locais de prova do vestibular 2010; confira

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS