UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


29/12/2007 - 10h05
Veja 10 dicas para se dar bem na 2ª fase da Fuvest
Bruno Aragaki
Em São Paulo
A primeira semana de 2008 é decisiva para os mais de 30 mil candidatos aprovados à segunda fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), o maior vestibular do país. Apesar de ser época de festas, o vestibulando não deve abrir mão dos estudos durante o período - é a recomendação de professores de cursinhos.

"Vale a pena tirar um dia de descanso para as festas de ano novo, mas não é bom perder o foco. A segunda fase é mais dura: a competição acontece entre candidatos que têm nível semelhante", diz Vera Lúcia Antunes, coordenadora do curso Objetivo.

Arquivo Folha
Para a segunda fase da Fuvest foram convocados 31.342 candidatos
TREINE PARA A PROVA
UOL TRARÁ CORREÇÃO ONLINE
MONTE SEU SIMULADO
PROVAS ANTERIORES
DÚVIDAS DE PORTUGUÊS
TEMAS DA ATUALIDADE
O coordenador de vestibulares do curso Anglo, Alberto do Nascimento, dá recomendação semelhante: "Sem desespero, mas mantendo o ritmo. O candidato deve aproveitar a semana para rever a matéria, principalmente os pontos em que tem mais dificuldades".

Já com uma vaga garantida na Faculdade de Medicina de Marília, o vestibulando Bruno Tamura, 21, seguirá a recomendação. "Vou tentar equilibrar o lazer e os estudos. Viajarei à praia, mas levarei as apostilas para ler".

Apenas estudar na semana antes da prova não é suficiente. É preciso selecionar bem o conteúdo a ser revisado, conhecer o estilo da prova e ter confiança. Veja as dez dicas dadas por professores especializados em preparação para vestibular:

Dicas para se dar bem na segunda fase da Fuvest


1 - As questões são abertas; as opções de resposta, não tanto - Diferentemente da primeira fase, que traz questões de múltipla escolha, agora as questões são abertas. Isto é, o candidato tem a liberdade de elaborar a resposta. Deve, porém, tomar o cuidado de não fugir da questão feita. "Se não souber a resposta exatamente, o candidato pode mostrar o que sabe sobre o tema, ou demonstrar o raciocínio que levaria à resposta esperada", diz o professor Nascimento. "Mas usando o bom senso: não adianta escrever respostas genéricas, para tentar disfarçar o desconhecimento", completa.

2 - Esforce-se na redação e na prova de português - Essas são as únicas provas comuns para todos os candidatos. A redação corresponde à metade da nota possível da prova de português. Por isso, vale a pena se esforçar. "Ler editoriais de jornais é uma boa maneira de treinar a argumentação dissertativa, que é o gênero exigido pela Fuvest", diz Vera Lúcia Antunes.

3 - Capriche na caligrafia - Nem letra de convite de casamento, nem hieroglifos. A caligrafia deve ser legível. Pense que o examinador tem milhares de provas para ler e não gastará seu tempo tentando decifrar o que seu garrancho queria dizer!

4 - Revise os conteúdos que não domina bem - Dessa vez, você não precisará estudar inglês, química, geografia, matemática e biologia ao mesmo tempo. Lembre-se de que na segunda fase, as provas são específicas. Cada candidato fará, no máximo, quatro provas dissertativas. Dedique-se apenas às disciplinas a que você será submetido e foque nos temas com os quais ainda não tem muita segurança.

5 - Leia atentamente os enunciados - "Um erro muito comum é o candidato responder a questão pela metade, por não ter lido o enunciado inteiro", diz Vera Lúcia. Por isso é importante ler com calma e até sublinhar os verbos de ordem do enunciado (responda, identifique, compare, analise, mostre, prove, etc). Se a questão pedir, por exemplo "Identifique e explique tais fenômenos" e você apenas identificar, ou apenas explicar, perderá a chance de ter nota máxima naquele item.

6 - Seja claro - Responda claramente à questão proposta. Evite usar palavras rebuscadas - você pode escrevê-las de forma errada, por exemplo, ou empregá-las num contexto não apropriado.

7 - Analise com cuidado tabelas, gráficos e charges - Questões com tabelas e gráficos são cada vez mais comuns. Você deverá, muitas vezes, interpretá-los, sem medo de parecer "redundante". Repita os dados da tabela no texto de sua resposta. O objetivo dessas questões, muitas vezes, é testar seu nível de atenção e a capacidade de entender esses recursos visuais.

8 - De olho no relógio - Esqueça a idéia de escrever tudo a lápis e repassar à caneta. "O candidato tem, em média, 18 minutos para cada questão", diz o professor do curso Anglo. "Faça a lápis apenas os esquemas ou esboços do que vai responder, para não rasurar toda a prova", aconselha a professora do Objetivo.

9 - Alimente-se e descanse - Pode parecer clichê, mas é um dos conselhos mais importantes: não adianta trocar horas de sono por horas de estudo. No final, você pode ficar cansado e sem concentração para a hora da prova. Prefira comida leves nos dias que antecedem o vestibular.

10 - Mantenha a calma - Um dia antes da prova, vá ao teatro, veja um filme, passeie em um parque. Fazer atividades variadas é uma boa maneira de evitar o estresse. Os pais também podem ajudar o vestibulando, evitando tocar toda hora no assunto vestibular. "Quem chegou à segunda fase já demonstrou esforço. Agora, é só questão de responsabilidade e confiança", diz Vera Antunes.
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS