|
18/11/2007 - 20h22 Questões da Unicamp são de ensino fundamental, diz professor Da Redação Em São Paulo Para professores da área de exatas, as questões da primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas - SP) subestimam os alunos. "As perguntas de matemática eram de ensino fundamental", avalia o professor do curso Objetivo, Antônio Fazoli. "Não quer dizer que sejam fáceis, mas se baseiam em conteúdo de 7ª e 8ª séries", diz. Para o professor, a prova de matemática apresentada neste domingo (18) foi trabalhosa, em vez de aprofundada. "Isso contrariou as expectativas, uma vez que a Unicamp tinha anunciado um exame mais enxuto", analisou. As duas questões de química tampouco tiveram profundidade, segundo o professor de química Antônio Mario Salles, da mesma rede. "Uma exigia interpretação do texto, outra, a construção de gráfico", afirma o professor. "E o conhecimento de química? Onde entra?" , questiona Salles. "Um aluno que vai entrar em faculdade tem de ter conhecimento. Só interpretação de gráfico? O nível não pode cair assim", critica Salles, para quem o único conceito de química explorado pela prova foi "mol, um conceito básico da disciplina". Fuvest é mais bem elaborada, diz professor de físicaA prova de física da Fuvest (Fundação para o Vestibular, da USP) é mais bem elaborada que a da Unicamp, opina Eduardo Figueiredo, professor de Física. Ele classificou de "muito fáceis" as duas questões da disciplina trazidas pela primeirana primeira fase da Unicamp."A primeira fase só analisa se o aluno não é 'analfabeto no assunto'", diz o professor. Para ele, a prova da Fuvest também é interdisciplinar, mas mais abrangente. |