UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


08/11/2007 - 07h00
Vestibulinho das Etecs de São Paulo será no domingo; veja locais de prova
Da redação
Em São Paulo
  • Como você está se preparando para a prova? Conte para outros estudantes


  • O UOL Vestibular traz no próximo domingo (11), após as 18h, a correção online da prova do vestibulinho, organizado pelas Etecs (Escolas Técnicas de São Paulo). O exame, que começa às 13h30, será corrigido por professores do cursinho Rumo.

    O teste terá quatro horas de duração, sendo 3h30 para responder às questões e 30 minutos para responder ao questionário socioeconômico. Os locais de prova terão os portões abertos às 13h e serão fechados às 13h30. As Etecs recomendam que o candidato chegue com 30 minutos de antecedência para localizar sua sala e sua carteira.

    Roosevelt Cássio/Folha Imagem
    Estudantes que fizeram escola publica podem acrescentar 10% na nota final
    TREINE PARA A PROVA
    SIMULADO ONLINE
    DICAS DE PORTUGUÊS
    TEMAS DA ATUALIDADE
    UOL AVALIA SUA REDAÇÃO
    Para realizar a prova, o candidato deverá levar uma caneta esferográfica preta, lápis nº 2, borracha e régua, além de original de um documento de identificação.

    A prova terá 50 questões, cada uma com cinco alternativas relacionadas a conhecimentos gerais. Os itens dizem respeito a um determinado tema -- ligado a situações do cotidiano, envolvendo problemáticas sociais, culturais, científicas e tecnológicas -- apresentado em um texto-matriz e outros complementares.

    As avaliações de aptidão para o curso técnico em dança serão realizadas somente pelos 60 primeiros classificados na prova de domingo. A lista de aprovados sairá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2008.

    Ao todo, 210.239 candidatos se inscreveram para o vestibulinho 2008. A seleção foi mais procurada do que o concurso da Fuvest, que seleciona candidatos para a USP (Universidade de São Paulo) e é um dos principais vestibulares do país. Neste ano, são 141.610 vestibulandos na disputa da Fuvest.

    No último vestibulinho realizado, relativo ao segundo semestre de 2007, as Etecs receberam 115.088 inscrições -- um crescimento de 82,7% de candidatos para 2008.

    O curso mais concorrido é o técnico de enfermagem. Oferecido na Etec Carlos de Campos, na capital paulista, o curso terá disputa de 26,3 por vaga no processo seletivo de 2008.

    Vagas nas Etecs

    Nesta edição, as Etecs oferecem 51.305 vagas. Destas, 14.968 são para o ensino médio - houve um aumento de 88% do número de vagas em relação ao 1º semestre de 2007. O ensino médio, antes implantado em 93 unidades, passa a ser oferecido em 126 Etecs.

    As vagas do ensino técnico aumentaram em 7,3 mil em relação ao mesmo período do ano passado. São oferecidas agora 36.337 vagas.

    Para concorrer a uma das vagas para o ensino médio, o candidato deve ter concluído o fundamental. Os que pretendem fazer o técnico precisam estar matriculados no 2º ano do ensino médio ou já ter concluído o ciclo.

    Estudantes que tenham cursado de 5ª a 8ª série em escolas publicas podem ter a nota final do vestibulinho acrescida em 10%. Candidatos que se autodeclararem negros também podem ter pontuação acrescida em 3%. Os que atenderem aos dois requisitos conquistam um aumento de 13% da nota final.

    As informações foram fornecidas pelas Etecs e podem ser alteradas por elas sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site da instituição.

    04/07/2009

    16h41- PUC-Campinas divulga gabarito do vestibular de inverno 2009

    10h39- Unesp aplica vestibular de meio de ano neste domingo; UOL traz a correção

    08h14- Ikwa: Maria Cristina Poli mostra os desafios de ser repórter

    07h16- Ikwa: Conheça o trabalho do veterinário responsável pelo zoológico

    04h09- Federal de Lavras realiza vestibular neste fim de semana

    03/07/2009

    21h54- FGV-SP divulga lista de aprovados no vestibular para administração

    18h46- Federal de Uberlândia divulga aprovados na primeira fase do vestibular

    16h24- UFPR divulga resultado do vestibular do litoral

    14h09- Unesp inicia provas do vestibular de meio de ano neste domingo; UOL traz a correção

    10h32- Enem 2009 altera data para isenção da taxa

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS