UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


10/10/2007 - 11h07
Etecs de SP recebem até esta quinta inscrições para Vestibulinho
Da redação
Em São Paulo
As inscrições para o Vestibulinho, organizado pelas Etecs (Escolas Técnicas de São Paulo), terminam nesta próxima quinta-feira (11), às 21h, e só podem ser feitas nas secretarias das escolas. Os endereços das unidades estão no manual do candidato (em .pdf).

Caso você não tenha o Adobe Reader para abrir arquivos em PDF, clique aqui para fazer o download gratuito e instalar o programa.


A taxa de inscrição custa R$ 20 e pode ser paga em qualquer agência bancária ainda nesta quinta. O manual do candidato deve ser adquirido nas secretarias por R$ 5.

Para concorrer a uma das vagas para o ensino médio, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Aqueles que pretendem fazer o técnico precisam estar matriculados no 2º ano do ensino médio ou já ter concluído o ciclo.

Vagas

Nesta edição do Vestibulinho, as Etecs oferecem 51.305 vagas. Destas, 14.968 são para o ensino médio - houve um aumento de 88% do número de vagas em relação ao 1º semestre de 2007. O ensino médio, antes implantado em 93 unidades, passa a ser oferecido em 126 Etecs.

As do ensino técnico aumentaram em 7,3 mil em relação ao mesmo período do ano passado. São oferecidas 36.337 vagas.

As Etecs têm 73 cursos técnicos, além do curso em nível médio -- todos são gratuitos e estão dividos entre as 138 unidades, localizadas na capital e no interior de São Paulo. Entre os técnicos estão os de design de interiores, enfermagem, webdesign, farmácia, secretariado e telecomunicações.

Novas unidades

No dia 12 de setembro último, o governo anunciou a criação de mais uma Etec -- desta vez em Heliópolis, na zona sul de São Paulo. A escola vai oferecer ensino médio durante as manhãs e cinco cursos técnicos nos períodos da tarde e da noite: administração, design de interiores, edificações, informática, nutrição e dietética. A estimativa para o término das obras é final de 2008.

Em agosto, o governo de São Paulo aprovou a criação da escola Escola Técnica Estadual de Itaquera. A escola deve ser reformada e receber os equipamentos até o início das aulas do ano de 2008.

Acréscimo de notas

Estudantes que tenham cursado de 5ª a 8ª série em escolas publicas podem ter a nota final do Vestibulinho acrescida em 10%. Candidatos que se autodeclararem negros também podem ter pontuação acrescida em 3%. Os que atenderem aos dois requisitos conquistam um aumento de 13% da nota final.

Para concorrer ao acréscimo, é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos no momento da inscrição:
  • histórico escolar, uma cópia simples e/ou

  • declaração escolar, em papel timbrado da unidade de ensino em que estudou, de 5ª a 8ª série, declarando os anos cursados, o(s) nome(s) da(s) escola(s) pública(s) e cidade(s)


  • Candidatos menores de 16 anos devem pedir a um representante legal para assinar os itens "autodeclaração" e "escolaridade pública" para efetivar a inscrição.

    Avaliação

    A divulgação dos locais de exame será feita a partir do dia 8 de novembro. A prova está marcada para o dia 11, às 18h. Um modelo de como ela será aplicada está disponível no manual do candidato.

    As avaliações de aptidão para o curso técnico em dança serão realizadas somente pelos 60 primeiros classificados na prova do dia 11. A data ainda será definida pela escola técnica que o ministra.

    O resultado sairá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2008.

    As informações foram fornecidas pelas Etecs e podem ser alteradas por elas sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site da instituição.

    25/11/2009

    10h56- Enem 2009: Locais de prova já podem ser consultados na internet

    09h08- Ikwa: Conheça o mercado de trabalho em turismo de negócios

    07h57- Ikwa: Veja como é feita a tradução de um livro para braile

    06h59- Ikwa: Estudantes mostram o curso de engenharia de computação no ITA

    24/11/2009

    15h29- Unifesp divulga locais de prova para cursos que terão duas fases no vestibular 2010

    13h12- UOL Vestibular: Segunda fase da UFC 2010 será nos dias 13 e 14 de dezembro

    11h27- Crusp abre inscrições para cursinho pré-vestibular

    11h24- Udesc 2010: candidatos já podem consultar local de prova da 2ª fase

    11h21- UFF realiza primeira fase neste domingo para 52.614 alunos

    11h17- UFC 2010 divulga lista de aprovados da 1ª fase

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS