UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


28/05/2007 - 16h01
Prova da Unicamp terá dois itens por questão
Da redação
Em São Paulo
A prova do vestibular 2008 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior paulista, terá mudanças: as questões terão apenas dois itens -- até o ano passado, o número era livre -- e somente os candidatos que não zerarem na prova de redação poderão utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Exame Médio) no processo seletivo. As mudanças foram anunciadas nesta segunda-feira (28), em uma coletiva de imprensa, em Campinas.

O número de questões vai continuar igual -- 12 em cada prova. O tempo para resolvê-las também: quatro horas. Antes, a quantidade de itens a ser respondida não era fixa e podia chegar a 36. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase). Um dos objetivos da mudança é diminuir a ansiedade, já que os candidatos vão saber antecipadamente quantos itens terão de responder.

Além da uniformização de itens, os candidatos passam a saber quanto vale cada um: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos, e cada prova valerá 48 pontos.

De acordo com o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler, a medida tem o objetivo de trazer mais transparência aos candidatos e praticidade às bancas corretoras. "Esperamos mais exatidão na correção, já que agora só há três opções de nota possíveis em cada item: zero, um ou dois. Isso reduz a discrepância entre os corretores", explicou.

O vestibular da Unicamp é dividido em duas fases. Na primeira, os candidatos fazem uma redação e respondem a 12 questões gerais de natureza discursiva. Na segunda fase são oito provas, duas a cada dia, todas com 12 questões discursivas. As provas, que valiam 60 pontos, passam a valer 48, inclusive a redação. Assim, a primeira fase vale 96 pontos, e não mais 120.

De acordo com Tessler, a mudança não deverá afetar o desempenho dos candidatos no vestibular. "As provas vão ficar mais leves, não mais fáceis. O grau de dificuldade das questões continua variável. A única mudança é que agora todos os itens valem dois", disse.

Enem
A nota do Enem será aceita para compôr a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na redação.

A idéia é incentivar os estudantes para que façam a prova completa do Enem. "Como só utilizávamos a nota obtida na parte de conhecimentos gerais do Enem, muitos candidatos nem faziam a redação e isso acabava disvirtuando os objetivos do exame", explicou Tessler.

Inscrições
Os candidatos deverão se inscrever entre os dias 13 de agosto e 21 de setembro, por meio do formulário que estará disponível na página eletrônica da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares).

O 'Manual do Candidato' e a 'Revista do Vestibulando' também estarão disponíveis gratuitamente na Internet para consulta e impressão. O kit não será vendido.

A primeira fase acontece no dia 18 de novembro, com uma prova que inclui a redação e 12 questões gerais dissertativas: matemática, física, química, biologia, história e geografia.

No dia 18 de dezembro, a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova.

A segunda fase será realizada de 13 a 16 de janeiro de 2008, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: língua portuguesa e literatura, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês.

As provas de aptidão para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança, música e odontologia acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 21 a 24 de janeiro.

A primeira chamada será divulgada dia 7 de fevereiro, com matrículas no dia 12 do mesmo mês.

O calendário foi definido em conjunto com outras oito universidades paulistas: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UFSCar, UFABC, PUC-Campinas e PUC-SP.

As informações foram fornecidas pela Unicamp e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site da instituição.
26/11/2009

16h20- Aluna expulsa de faculdade será indenizada em R$ 6.225 em MG

13h28- PUC-SP divulga locais de prova do vestibular 2010; confira

25/11/2009

20h01- UEL divulga convocados para a 2ª fase do vestibular 2010

18h51- AGU deve pedir ressarcimento a alunos do Prouni que tiveram bolsas irregulares

17h27- MEC corta 1.766 bolsas do Prouni e desvincula 15 faculdades devido a irregularidades

10h56- Enem 2009: Locais de prova já podem ser consultados na internet

09h08- Ikwa: Conheça o mercado de trabalho em turismo de negócios

07h57- Ikwa: Veja como é feita a tradução de um livro para braile

06h59- Ikwa: Estudantes mostram o curso de engenharia de computação no ITA

24/11/2009

15h29- Unifesp divulga locais de prova para cursos que terão duas fases no vestibular 2010

ÍNDICE DE NOTÍCIAS