UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


05/02/2007 - 18h39
Começa a temporada de matrículas; fique atento às datas e documentos
Da redação
Em São Paulo

Ana Luísa Bartholomeu/UOL

Calouras da PUC durante otrote nas ruas de São Paulo

Calouras da PUC durante o
trote nas ruas de São Paulo

Depois do nervosismo até olhar a lista, vêm o alívio e a emoção pela aprovação. Mas fazem parte desta festa algumas questões burocráticas: o calouro precisa ficar atento às datas e aos documentos para a matrícula.

Em São Paulo, na Unesp, os 6.189 candidatos aprovados que foram conhecidos no dia 1º deverão comparecer à seção de graduação da faculdade ou instituto onde funciona o curso escolhido nos próximos dias 12 e 13, das 9h às 18h, para efetuar a matrícula. Veja mais informações aqui.

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que ofereceu 1.150 vagas e divulgou a lista de aprovados 31/1, faz matrícula no próximo dia 13. Os selecionados devem comparecer ao campus onde funciona o seu curso, das 8h às 17h. Saiba mais aqui.

Os candidatos em lista de espera, no sistema universal ou de cotas, têm compromisso no dia 14 de fevereiro, também no campus do curso escolhido. Nessa data, das 8h às 12h, eles irão confirmar interesse pelas vagas e, das 14h às 16h, deverão se reapresentar para efetivar a matrícula.

Outras listas
O maior vestibular do país, a Fuvest, que dá acesso à USP, divulgará a lista de aprovados nesta terça-feira (6), às 16h. O anúncio foi antecipado: estava previsto para a quarta, 7. Os selecionados para as 10.482 vagas precisam procurar as secretarias dos respectivos cursos nos dias 12 e 13, em horário a ser confirmado por cada uma delas.

A 2ª chamada será liberada no dia 23, com matrículas no dia 26. Os candidatos matriculados em ambas as chamadas devem obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula nos dias 5 e 6 de março.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que também divulga os nomes dos 2.954 aprovados nesta terça-feira (6), faz matrícula uma semana depois, no dia 13, das 9h às 12h. No mesmo dia, a Unicamp contabilizará as vagas que não foram preenchidas e soltará a 2ª chamada de selecionados, que deverão se matricular no dia 16.

No dia 26, há mais um compromisso importante: todos devem fazer a confirmação da matrícula.

Na Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), as listas de aprovados e de espera devem ser divulgadas no dia 10. A matrícula ocorre em 13, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, no campus da federal.

Os convocados em lista de espera fazem a confirmação da vaga nos dias 14 e 15, de acordo com o curso escolhido, e a lista de selecionados sai no dia 23, com matrículas no dia 26. A confirmação de matrícula deve ser feita por todos os candidatos e ocorre em 20 e 21 de março.

Outros Estados
Os convocados pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que liberou a lista para as 4.674 vagas em 29/1, deverão efetuar o registro acadêmico no campus da faculdade, no período de 12 a 16 de fevereiro de 2007. Cada curso tem um horário diferente: veja no site a escala e a relação de documentos.

Os 6.625 aprovados nas provas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) deverão registrar o interesse pelas vagas entre esta segunda e a quarta-feira (7), nos campi que abrigam os cursos escolhidos pelos candidatos. Veja as instruções.

A hora do trote
Com as matrículas, chegam também os trotes aos calouros. Nesta segunda-feira (5), por exemplo, dezenas de novos alunos da PUC-SP saíram às ruas da zona oeste paulistana. Levados por veteranos, eles realizaram o "trote solidário", que consistiu em recolher lixo dos carros que passavam. Mas, por volta de 13h, no cruzamento das ruas Turiaçu e Cardoso de Almeida, o importante mesmo era pedir dinheiro aos motoristas, para financiar a cervejada de veteranos e ingressantes.

  • "Pedágio" da PUC invade ruas de SP

    A história das recepções aos calouros nas principais faculdades do Brasil começou a mudar em 1999, quando Edson Tsung Chi Hsueh, 22 anos, ingressante na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), morreu afogado numa piscina durante um churrasco de "confraternização" entre calouros. Até hoje ninguém respondeu por sua morte.

    A partir do ano seguinte, a faculdade -- e em seguida toda a USP -- interveio na recepção. Uma tradição de décadas, a de que "acolher" os calouros é assunto exclusivo de veteranos, foi quebrada. Professores passaram a dividir essa tarefa com os estudantes. Na semana inicial de aulas há até um coquetel oferecido aos pais dos novos alunos.

    A ordem, segundo a assessoria de comunicação da FMUSP, é muito simples: "Veterano não põe a mão em calouro".

    Na mesma linha, veteranos da Unifesp vêm telefonando aos aprovados no vestibular 2007 para dar as boas-vindas. Segundo Patrícia Fincatti, 27 anos, de Campinas (SP), aprovada em ciências biomédicas, a representante do centro acadêmico lhe disse ao telefone que "na Unifesp não existe 'bicho', existe calouro".

    O caso mais recente de trote violento rendeu um saldo de dez estudantes expulsos da Faculdade de Medicina do ABC, em 2006.
  • 16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS