UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


11/01/2007 - 18h20
Matemática mantém tendência de outras provas
Da redação
Em São Paulo
A prova de matemática da segunda fase da Fuvest, aplicada nesta quinta (11), foi considerada mais simples do que a de 2006 pelos professores de cursinhos e vestibulandos ouvidos pelo UOL Vestibular. Essa tendência, aliás, foi apontada também na maior parte dos exames dessa etapa, na avaliação dos docentes.

Edmilson Motta, coordenador da disciplina no Etapa, explica que, como neste ano "a Fuvest voltou a dividir as questões em itens", os candidatos conseguiam fazer pelo menos uma parte das perguntas. "Os alunos não gostam de resoluções parciais. Assim, se não sabem como começar, acabam abandonando as questões. E isso vale tanto para os candidatos bons quanto para os de nível médio. Nesta prova, os itens iniciais eram mais fáceis e ajudavam a resolução dos demais. E os alunos bons seguiram adiante na resolução".

Ele destaca também o predomínio de geometria no exame, uma característica da Fuvest, segundo ele. "O problema disso é que temas importantes acabam ficando de fora."

Giuseppe Nobilioni, coordenador de matemática do Objetivo, concorda que a prova estava "um pouco mais simples", mas ressalta que as questões seis e sete poderiam trazer mais dor de cabeça aos vestibulandos. "A seis era trabalhosa, demorada, mas envolvia problemas clássicos. A sete cobrava probabilidade, um assunto que sempre incomoda aos alunos."

Candidatos
Hanneli Tavante, 16, que tenta uma vaga em engenharia, também achou que a avaliação de matemática foi bem mais fácil que a de 2006, quando prestou como treineira. "Foi preciso muito mais interpretação do que decoreba para resolver as questões neste ano. E não só em matemática, mas no vestibular como um todo;" Ela deixou apenas um item da questão 3, de progressão aritmética, em branco. "Para mim, foi a pergunta mais difícil da prova. Tirando isso, respondi com muita tranqüilidade".

O vestibulando de matemática Rodolfo Ferreira Malakowsky, 18, diz que "a prova não estava muito difícil, e sim trabalhosa". Ele já cursa a graduação na PUC em São Paulo há seis meses, mas quer se transferir para a USP. "Acho que deveria estar mais bem preparado, mas, como estudo e trabalho, não deu para estudar muito."

Michel Ferreira Lima Tagina, 18, que tenta economia, é outro candidato que achou que o exame de 2007 menos trabalhoso do que o do ano passado. "Acho que fiz mais de 60% da prova. Havia algumas questões que estavam meio confusas no enunciado, como a de número sete, principalmente a letra B. Mas, no geral, se você soubesse o básico dava para resolver."

Para o estudante Guilherme Domingues, 19, candidato a uma vaga no curso de administração, o exame não foi tão fácil assim. "A prova foi muito bem feita, mas as questões estavam difíceis. Das disciplinas que fiz na segunda fase [história, geografia e português], essa foi a mais difícil para mim. Senti dificuldade em geometria."
27/11/2009

19h25- FGV aplica 1ª fase do vestibular para economia em SP neste domingo; UOL traz correção

18h43- PUC-SP realiza vestibular 2010 neste domingo; UOL trará correção online

15h54- Com 1 milhão de alunos, administração é o maior curso do país; veja o ranking

10h33- USP é a 6ª maior universidade do país; confira o ranking

09h34- Ikwa: Saiba como é o trabalho na oceanografia biológica

08h33- Ikwa: Conheça atuação do economista dentro das empresas

07h32- Ikwa: Conheça o trabalho de um cirurgião plástico

26/11/2009

21h15- UFPA anula prova de geografia da 1ª fase do processo seletivo 2010 por fraude

16h20- Aluna expulsa de faculdade será indenizada em R$ 6.225 em MG

13h28- PUC-SP divulga locais de prova do vestibular 2010; confira

ÍNDICE DE NOTÍCIAS