UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


09/01/2007 - 18h44
Provas da Fuvest desta terça foram claras, dizem professores e candidatos
Da redação
Em São Paulo*
Vestibulandos e professores concordam: as provas de biologia e de geografia da Fuvest, aplicadas nesta terça, foram bem elaboradas, com questões claras e temas conhecidos.

A professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do Objetivo, disse que foi uma avaliação "criativa, inteligente", que manteve a tradição da Fuvest. "Além disso, a prova deste ano teve uma característica especial: as questões estavam bem próximas dos assuntos discutidos na sala de aula. O candidato não poderia falar, em nenhuma das questões, que nunca tinha ouvido falar naquele assunto."

A professora ressalta que a avaliação de 2006 estava um pouco mais difícil, com temas mais complexos. "Neste ano, ao contrário, as notas tendem a ser altas, e o aluno saiu mais confiante."

Omar Fadil, que coordena a disciplina de geografia no Etapa, concorda que as questões de 2007 eram um pouco mais diretas do que as do ano passado, mas faz ressalvas em alguns itens.

"Algumas questões foram bastante trabalhosas em termos de redação, ou seja, o aluno tinha de ter boa capacidade de dissertação, tinha de articular diferentes aspectos na mesma resposta." Além disso, ele aponta que foram cobrados conceitos muito específicos, vinculados mais a temas atuais do que ao programa do ensino médio, como os de corredor ecológico e plataforma continental jurídica.

"O aluno tinha de ler o jornal atentamente, e não apenas a manchete. A Fuvest, assim, mantém a tradição de explorar assuntos muito recentes, que aconteceram até mesmo no ano em que o vestibular está sendo aplicado. Por isso, o nível da prova foi de médio para difícil."

Em biologia, Luiz Carlos Bellinello, coordenador do Objetivo, faz comentários semelhantes aos da professora Vera: "Foi uma prova bem tradicional. A Fuvest pede realmente o conhecimento da disciplina. Apenas a questão dez envolveu mais interpretação, porque continha gráficos."

Ele arrisca que os aprovados em medicina devem tirar nota dez. "Foram questões relativamente curtas, com assuntos bem distribuídos. O aluno bem preparado não teve problemas."

O coordenador da disciplina do Etapa, Ângelo Antônio Pavone, diz que a
"a Fuvest utilizou assuntos conhecidos, mas inovou na forma de apresentar as perguntas", como nas questões que falavam sobre a pressão sangüínea, os produtores na cadeia alimentar e a evolução dos peixes.

"Não foi uma prova tipo ping-pongue, com respostas diretas. Era preciso raciocinar. Mas os enunciados estavam claros."

Vestibulandos
Os candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular tiveram impressões parecidas às dos professoras. "Em biologia, tinha algumas questões difíceis, mas nada absurdo. Foi possível resolver a prova com calma, dentro do tempo", diz Raquel Lima Ramos, 19, que tenta entrar em gestão ambiental.

Carolina dos Santos, 18, que presta farmácia, disse que não deixou nenhuma questão em branco. "O nível foi de médio para difícil, mas os temas eram familiares. E os assuntos também estavam bem distribuídos."

A prova de geografia, para Jacqueline Lima, 19, candidata a uma vaga no curso de letras, foi mais fácil do que o esperado, pois abordou muito mais atualidades do que conhecimentos geográficos específicos.

"Isso me deixou mais tranqüila, pois pude raciocinar sobre os enunciados, que estavam claros e objetivos, e dissertar sobre os temas. A única questão em que tive dificuldade foi a cinco, sobre a China, que exigia conhecimentos sobre os atuais problemas ambientais do país. Estudei mais a parte geopolítica", explicou.

*Atualizada às 19h31
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS