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19/11/2006 - 20h04
Professores do Etapa comentam as provas da Unicamp
Da redação
Em São Paulo
Professores do cursinho Etapa avaliaram as questões da primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realizada neste domingo.

O tema geral da prova de hoje foi agricultura. Foram 12 questões e uma redação. "Neste ano, os textos da coletânea, além de servir à redação, foram utilizados como referência para a maior parte das questões do exame. Idéia original, que adicionou um novo sabor ao exame, sem produzir surpresas ou qualquer dificuldade adicional", resumiu Carlos Eduardo Bindi, diretor do Etapa.

Na redação, que vale metade da prova, a professora Célia Passoni afirmou que a Unicamp seguiu sua tradição de apresentar uma coletânea de textos. Assim com a prova de matemática, que também não revelou surpresas ao vestibulando, trazendo perguntas simples. "A segunda questão, embora tenha tema geométrico, envolve cálculos simples de área. Feito isso, fica similar à primeira, que trata de razões e proporções", disse o professor Edmilson Motta.

Em química, um alívio: "Foram questões simples e menos trabalhosas do que no ano passado", destacou Edison Camargo, docente da área. "A primeira questão não exigiu tecnicidades, mas sim cuidados conceituais. Fora isso é de resposta direta. A segunda questão pede um cálculo de produtividade agrícola e a fórmula, muito conhecida, do éster."

Em física, o candidato deveria estar atento ao gráfico e aos enunciados. "Isso é fundamental nessas questões que envolvem pouquíssima habilidade em cálculos. Todos os conceitos físicos necessários são bem básicos", resumiu o professor Marcelo Fonseca. Já a prova de biologia, que abordou seleção natural, caracterização de biomas e sucessão ecológica, exigia respostas diretas e simples, segundo o professor Ângelo Pavone.

O professor de geografia Omar Fadil destacou que "embora fazendo referência aos textos 6 e 9 da coletânea, a primeira questão de geografia não necessitava deles para resolução. Ela envolve firmes noções conceituais e capacidade de expressá-las".

Em história, segundo o professor Rogério Forastieri da Silva, nas duas questões (11 e 12), o primeiro item era basicamente de simples interpretação de textos. "Há que se notar que uma das questões, a 11b, sobre o poder moderador no período monárquico, não fez parte do tema geral", completa.
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