UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


10/09/2006 - 17h15
Fuvest encerra venda do kit 2007 na quarta-feira
Da Redação
Em São Paulo
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) encerra na quarta-feira (13/09) a venda do kit para os candidatos do vestibular 2007, que selecionará novos alunos para USP, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Os candidatos poderão comprar o kit nas agências credenciadas do Banespa, ao custo de R$ 9.

O kit contém:
  • o manual do candidato;
  • o manual da Academia de Polícia Militar do Barro Branco;
  • catálogo "A Universidade e as Profissões", elaborado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que visa fornecer ao estudante do ensino médio informações sobre os campi da USP e suas unidades universitárias, além de oferecer subsídios para a escolha da carreira profissional;
  • guia de escolas, com a relação de escolas do Estado de São Paulo, fornecida pela Secretaria de Educação (o candidato deverá informar, na ficha de inscrição, o código da escola onde concluiu ou concluirá o ensino médio).

    Até quarta-feira também deverá ser paga a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, que é de R$ 100.

    Os candidatos devem entregar a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento da taxa impreterivelmente no próximo domingo, dia 17 de setembro, das 8h às 17h, nos postos autorizados, que constam no manual do candidato.

    A organização do vestibular informa que a ficha de inscrição foi adaptada para leitura eletrônica. O candidato deve seguir rigorosamente as instruções de preenchimento e não esquecer de nela colar uma foto 3x4, datada de 2006, escrevendo o nome completo no verso da foto para facilitar a identificação em caso de descolamento.

    O vestibular Fuvest 2007 selecionará candidatos à USP Universidade de São Paulo (10.202 vagas), à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas) e à Academia de Polícia Militar do Barro Branco - APMBB (180 vagas), com um total de 10.482 vagas.

    Menos questões
    O vestibular de 2007 terá algumas mudanças em relação ao último concurso. Uma das mais importantes é o bônus de 3% que a USP (Universidade de São Paulo) dará aos alunos de escolas públicas. O objetivo é aumentar o número de estudantes da rede pública -cálculos do projeto apontam que a participação deles aumentará de 23,6% para 30% no total dos calouros.

    Outra alteração é a redução de cem testes para 90. O tempo de prova (cinco horas) será mantido. Algumas perguntas deverão ter "caráter interdisciplinar", ou seja, relacionarão disciplinas -como ocorre no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

    O número de vagas que serão oferecidas em 2007 também foi ampliado -passará de 9.952 para 10.202. O aumento se deu pela incorporação de mais 240 vagas dos cursos da Faenquil (Faculdade de Engenharia Química de Lorena), e pelo aumento de dez vagas no curso de bacharelado em ciências econômicas da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba.

    Avaliação seriada
    A Fuvest planeja adotar um sistema de avaliação seriada como uma das formas de ingresso nos cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo), da Santa Casa e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. As escolas públicas que aderirem ao programa aplicarão uma prova ao final de cada ano do ensino médio. A pontuação obtida pelo estudante poderá ser somada com o bônus de 3%.

    Segundo a reitora da universidade, Suely Vilela, a previsão é de que o sistema entre em vigor a partir de 2008. A avaliação seriada não tem um formato definido ainda, mas a proposta é descrita como "emergencial e experimental" pelo Conselho Universitário da USP.

    O conteúdo abordado no vestibular da USP também foi alvo de discussões. A longo prazo, a idéia é reduzir o programa cobrado de cada disciplina, além de formular questões que privilegiem "o raciocínio, a associação dos conhecimentos, a interdisciplinaridade, a compreensão dos problemas e sua solução".

    As informações foram fornecidas pela Fuvest e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site da instituição.

  • 16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS