UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


21/02/2006 - 10h15
Por privacidade, lista com classificação geral não é divulgada
Da Folha de S. Paulo
Não há listas classificatórias gerais nem prêmios para os primeiros colocados. Recentemente, as instituições que organizam o vestibular das universidades públicas do Estado de São Paulo (Comvest, Fuvest e Vunesp) deixaram de divulgar os nomes que ocupam o pódio do processo seletivo. E a razão é a mesma: privacidade.

"Quando deixamos de fazer a lista de classificação, diminuiu muito a dor de cabeça", brinca Roberto Costa, coordenador da Fuvest. Lá a divulgação da lista exigia que os organizadores ligassem para os candidatos pedindo autorização. Agora, no site da entidade (www.fuvest.br), é possível apenas descobrir a colocação em cada curso, mas não há mais uma lista unificada.

Para ter acesso à colocação na Unesp, é preciso saber o nome completo e a data de nascimento do vestibulando. De acordo com Fernando Prado, coordenador da Vunesp, o sistema foi adotado para que a posição não fique "totalmente pública". "Tem estudantes que têm pudor, não querem mostrar se foram bem ou mal. Acho que as pessoas têm conceitos diferentes de privacidade e precisamos respeitar isso", afirma.

Um dos motivos que fizeram a Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp, a deixar de divulgar a ordem dos classificados foi a disputa de cursinhos. Além disso, o coordenador-executivo da entidade, Leandro Tessler, afirma que a lista do vestibular não é uma competição, mas uma classificação interna da instituição. "Muitas vezes, a diferença entre a pontuação do primeiro e do segundo colocado é ínfima", diz.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS