UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


09/12/2005 - 15h47
Segunda fase da Fuvest requer ritmo moderado de estudo
Da Redação
Em São Paulo
Mal terminou a primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e os vestibulandos que acreditam ter chances de passar já devem se preparar para a segunda fase.

Para isso, eles têm cerca de um mês para focar o ritmo de estudos em um formato de prova bem diferente da primeira. Na Fuvest, a segunda fase é composta por provas discursivas (no máximo quatro), aplicadas de acordo com a carreira escolhida mais Língua Portuguesa e Redação - obrigatórias para todos os candidatos.

De acordo com coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, a preparação para a esta fase requer uma rotina de estudos mais moderada, já que o aluno que passou na 1ª fase obteve bastante conhecimento durante o ano. "O que ele tinha de aprender já aprendeu. Agora é hora de revisar e aprofundar conceitos com tranqüilidade, para não aumentar o nível de ansiedade e fortalecer os pontos fracos revelados na prova de primeira fase".

Nesse período, os candidatos têm a vantagem de poder focar os estudos somente nas matérias que serão cobradas de acordo com a carreira escolhida. Outra dica do coordenador é rever as provas discursivas aplicadas em anos anteriores. "Treinar a resolução como se estivesse fazendo o vestibular auxilia o aluno a medir o tempo para cada questão", observa, lembrando que a 2ª fase pode ser feita com mais calma, já que há mais tempo para cada questão.

Em relação à redação, que é obrigatória e vale metade da prova de língua portuguesa, os professores recomendam treino diário. "Faça pelo menos uma redação por dia, sobre os temas mais diversos, como atualidades e assuntos polêmicos. É também uma maneira de treinar a escrita, para a prova discursiva", sugere o orientador.

Assim como em toda a preparação, o candidato deve reservar algumas horas para relaxar e praticar atividades físicas, por exemplo. "O equilíbrio entre estudo e lazer é a melhor maneira de estar tranqüilo e confiante para a prova".

Dia da prova
O coordenador do Anglo destaca alguns pontos que devem ser levados em conta na segunda fase da Fuvest. Como se trata de questões discursivas, o aluno deve atentar para a apresentação da prova. "É importante lembrar que, ao contrário dos exames de múltipla escolha, esta prova será corrigida por pessoas, que precisam compreender a letra do aluno. A organização das respostas e das idéias conta muito".

Para as provas das áreas de exatas, Alberto lembra que é necessário cuidado com a resolução, já que em provas escritas o candidato precisa detalhar a resolução e não simplesmente dar a resposta. "Não há muito espaço, portanto a resolução deve ser compacta, sem passar pelos mínimos detalhes".

A dica sobre o espaço também vale para as outras disciplinas. O aluno precisa ter poder de síntese, já que a Fuvest só aceita a resolução dentro do espaço destinado a ela.

Ele ainda destaca que, se o candidato estiver bem preparado, conseguirá fazer a prova sem dificuldades, mas, segundo ele, é importante ter em mente: "O ideal é resolver primeiro as questões mais fáceis, deixando as mais difíceis para o final.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS