Topo

Presença de alunos de escola pública na USP aumenta pouco em 2013

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

22/04/2013 15h00

O número de alunos de escola pública a ingressarem na USP (Universidade de São Paulo) aumentou de 28%, em 2012, para 28,5% dos matriculados em 2013. O crescimento é pequeno frente ao aumento do percentual de egressos da escola pública a se inscreverem na Fuvest (vestibular para a USP) no mesmo período -- o índice passou de 33,8% em 2012 para 35,3% em 2013.

Mais sobre Fuvest e USP

  • Rodrigo Paiva/UOL

    Fotos da 2ª fase da Fuvest

  • Aline Arruda/UOL

    Veja o cotidiano de um aluno carente na USP

  • Aline Arruda/Arte/UOL

    Mitos e verdades sobre a prova

Os números foram apresentados pela Pró-Reitoria de Graduação da universidade na manhã desta segunda-feira. "Não estou satisfeita. Eu queria as ascendentes em todos os dados", afirmou Telma Zorn, pró-reitora de Graduação da USP. 

Para melhorar os resultados, a universidade estuda aumentar o bônus oferecido a alunos de escola pública em seu vestibular. "É possível aumentar o bônus do Inclusp sem prejudicar a qualidade do aluno. Temos um vestibular muito competitivo", afirmou.

Em 2012, o percentual de estudantes da educação básica na rede pública do Estado de São Paulo era de 80%, segundo o Censo da Educação Básica. 

Estímulo ao estudante

Para o vestibular de 2013, o estudante que fez ensino médio na escola pública poderia obter bônus de até 8% dos pontos feitos nas provas da Fuvest. A proposta permitiria ampliar o teto para 10% ou até diferenciar o benefício conforme a carreira escolhida pelo estudante. 

Outra forma de estimular o ingresso de estudantes de escola pública é criar uma pontuação para alunos que participaram de olimpíadas, como as de Física. "Seria uma forma de encontrar talentos", explicou Zorn.

 

Veja como são Inclusp e Pasusp hoje

IncluspPasusp
Para alunos que cursaram todo o ensino médio em escola públicaPara alunos que cursaram o ensino fundamental e o ensino médio em escola pública
O aluno já pode ter terminado o ensino médioO aluno precisa estar cursando o ensino médio e realizar as provas no 2º e no 3º ano
Concede bônus de até 8% para o vestibulandoConcede bônus de até 15% para o vestibulando (até 5% no 2º ano e até 10% no 3º ano)
  • Fonte: Pró-reitoria de Graduação da USP

 

Pimesp

Em relação à proposta do governo do Estado que pretende aumentar o número de alunos negros e de escolas públicas nas universidades paulistas, o Pimesp (Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Público Paulista), a pró-reitora afirma que as discussões centrais devem começar agora.

 

O projeto tem ser aprovado até final de junho para entrar no próximo vestibular. "Se não der para 2014, vai para 2015".