Topo

"Nem sei como vou voltar", diz calouro após banho de lama no trote da Poli-USP

"Vai se sujar? Lógico que vai, mas estamos aqui para isso", disse Lucas Negrini - Aline Arruda/UOL
"Vai se sujar? Lógico que vai, mas estamos aqui para isso", disse Lucas Negrini Imagem: Aline Arruda/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

18/02/2013 15h19

O primeiro dia de matrículas dos aprovados na Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), nesta segunda-feira (18), foi também dia de trote para os calouros da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Após participar do já tradicional banho de lama, o futuro estudante de engenharia Lucas Gabriel de Castro Negrini, 18, não parecia preocupado com as roupas rasgadas. "Todo mundo que passa na Poli merece essa festa. Vai se sujar? Lógico que vai, mas estamos aqui para isso", disse. "Nem sei como vou voltar, vou dar um jeito de entrar no trem".

Outros calouros vieram mais prevenidos, como Tarek Elias, 18. "Eu trouxe outra bermuda e camisa e vou ficar até de noite. Pretendo tomar banho na casa de um veterano que conheci. Vai ser festa o dia inteiro", contou.

O local preparado pelos veteranos da Poli (escola politécnica) contava, além, do banho de lama, com guerra de cotonete e futebol de sabão. Os calouros ainda receberam tinta no cabelo e no corpo, ovos na cabeça e, aqueles que quisessem, tiveram seus cabelos cortados.

Esse foi o caso de Felipe Clemente, 18, que pretende se especializar em engenharia elétrica. "Eu já estava com vontade de cortar o cabelo. Estava precisando", riu. Clemente se surpreendeu com o clima de tranquilidade da brincadeira. "Estou achando bem legal. Normalmente as pessoas acham que vai ser violento, mas os veteranos são bem simpáticos e nos ajudam".
 


O trote ocorreu a alguns metros de distância do local onde está sendo feita a matrícula. Ainda assim, os estudantes que não quiseram aderir à recepção não foram coagidos a participar.

Pais aprovam

Os pais que vieram acompanhar os filhos na hora da matrícula tiveram uma boa surpresa. Longe da lama e do calor, eles puderam acompanhar o trote realizado pelos veteranos em uma barraca especial, com cadeiras e bebidas não alcoólicas.

As amigas de trabalho Regina Maria Biso, 50, e Silvia Rossetti, 52, trouxeram seus filhos, Pedro Biso, 18, e André Rossetti, para participar da recepção. "Eu acho que essa iniciativa de ter um lugar para a gente ver o que está acontecendo é muito legal", diz a gerente de TI Silvia. "O trote está bem saudável".