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Unicamp divulga padrão de respostas dos dois primeiros dias da 2ª fase do vestibular 2013

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 17h15Atualizada em 18/01/2013 17h25

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta sexta-feira (18) o padrão de respostas para as provas da segunda fase de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e artes e de língua inglesa. A resolução da prova de ciências da natureza deve ser publicada na segunda-feira (21). 

A segunda fase da Unicamp registrou abstenção de 13,8%.


Os candidatos disputam 3.444 vagas nos 68 cursos oferecidos pela Unicamp e em dois cursos da Famerp (Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto). 

Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música.

A lista de aprovados na primeira chamada para matricula virtual será divulgada no dia 4 de fevereiro, às 14h. Já a primeira chamada para matrícula presencial sai no dia 14 de fevereiro, às 12h.

Ciência exatas

Para o coordenador-geral do Etapa, Edmílson Mota, as questões de química e física foram as mais difíceis da prova de ciências exatas, mas mesmo as perguntas de biologia, que em sua opinião eram mais fáceis, podem ter complicado o candidato, já que vinham por último. “Foi uma prova exigente e muita gente pode ter chegado com o tempo apertado no final”, complementou.

O diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, voltou a classificar a prova de hoje como “tradicional”, como já havia feito nos dias anteriores. “Novamente não houve interdisciplinaridade e os temas abordados foram clássicos, alguns até repetidos”, pontuou. Segundo o professor, aspectos positivos da prova ao longo dos três dias foram a redução do tamanho dos enunciados e a delimitação mais precisa do que é exigido na resposta, o que torna a prova menos cansativa.

O professor de física do Objetivo, Ronaldo Fogo, elogiou a tentativa de contextualização de conteúdos feita pela banca que elaborou a prova. A maioria das questões faz relação com acontecimentos recentes ou exemplos práticos de aplicação das disciplinas na vida cotidiana. “Essa já é uma tradição da Unicamp”, observou o professor de biologia Alessandro Nery, também do Objetivo.

Ciências humanas e inglês

Uma prova que abordou temas tradicionais com formulações inovadoras. Foi essa a opinião de professores de cursos pré-vestibular ouvidos pelo UOL a respeito do segundo dia da 2ª fase. Para o coordenador-geral do curso Anglo, Luís Ricardo Arruda, a prova – em especial as questões de história – conseguiu “diversificar a maneira de perguntar”. “A prova tratou de temas clássicos, não pediu particularidades sobre os assuntos. Os enunciados ajudaram o candidato a chegar à resposta porque traziam as informações mínimas, mas sem entregar a resposta, o que atenua a exigência de memorização”, disse.

Opinião parecida teve o professor Francisco Alves da Silva, do Objetivo. Para ele, a prova de história combinou “questões factuais e conceituais sobre diferentes períodos históricos”. “Foi uma prova tradicional, com formulações inovadoras, sem cair no modismo de misturar história com filosofia ou sociologia”, disse.

Português e matemática

Para professores ouvidos pelo UOL, a prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e matemática da segunda fase do vestibular 2013 da Unicamp exigiu dos candidatos uma leitura crítica dos livros obrigatórios e conhecimentos “profundos” de matemática. O tempo foi apontado como “inimigo” dos candidatos.

“Não dá para fazer a prova de literatura com resuminhos. Ela cobra com profundidade o conteúdo, precisa ter lido e entendido”, disse Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo Vestibulares.

O professor de português do Objetivo, Nelson Dutra, destacou que a prova exigia “conhecimentos críticos dos livros” e que “só contar a história não adiantava”. Para ele, algumas questões estavam muito “densas” e o espaço reservado para a resposta era pouco para que o candidato respondesse tudo que foi pedido.

Para Gregório Krikorian, professor de matemática do Objetivo, os quatro grandes ramos da disciplina foram trabalhados. “O nível das perguntas não é baixo, é um nível alto e difícil. Algumas questões são bem trabalhosas, implica em um aluno de alta qualificação para ter um bom desempenho. Alguns assuntos precisam ser conhecidos em profundidade”, comentou.