Topo

Unicamp 2013: por causa da chuva, candidatos chegam cedo em Campinas

Ricardo Lima/UOL
Imagem: Ricardo Lima/UOL

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

13/01/2013 12h43Atualizada em 13/01/2013 15h26

O clima é de ansiedade e expectativa de descanso entre os candidatos que farão a primeira prova da segunda fase do Vestibular Unicamp na tarde deste domingo, 13. Alguns vestibulandos esperam ansiosos pela próxima terça-feira, 15, que marcará o último dia desta segunda fase e o tão esperado fim de uma maratona de exames.

Em Campinas (93 km de São Paulo),  a chuva fez com que vários candidatos se adiantassem e chegassem por volta das 11h nos locais de prova -- os portões serão fechados às 13h. Eles temiam ficar presos no trânsito. 

Com medo de perder a prova por causa da chuva ou qualquer outro incidente, Artur Archila Ennes, de 18 anos, que veio de Aracaju, no Sergipe, decidiu sair do centro de Campinas, onde está hospedado há dois dias, para não correr nenhum risco de perder o exame, no campus II da Unip. "Depois de tanto sacrifício e gastos com viagens, cursos e hospedagens é melhor não arriscar", disse Ennes, que tenta uma vaga em engenharia elétrica. Ele não vê a hora de terminar essa fase para descansar na casa de parentes em São José do Rio Preto. 

De fato, com a chuva, o tráfego nos arredores do local de prova ficou mais congestionado.

A candidata Beatriz Bertelli Ayama, de 17 anos, que veio acompanhada pela mãe, Maria Conceição Bertelli, também ficou preocupada com a chuva e decidiu sair cedo de casa. "Vai que acontece alguma coisa por causa dessa chuva e eu perco a prova, por isso quis saí duas horas antes", contou Beatriz, que concorre a uma vaga de biologia. 

"Eu estou super ansiosa, os pais estudam e sofrem junto com os filhos. Não vejo a hora que isso acabe para que ela possa descansar", desabafou Maria da Conceição.

Já Eduardo Amalfi Filho, de 17 anos, que veio acompanhado pelo pai, não vê a hora de fazer a última prova, na próxima terça-feira, 15, para descansar. "Estava ansioso demais para ficar esperando em casa. É melhor chegar antes, ainda mais com essa chuva, vai que congestiona tudo", ponderou o candidato. Eduardo pretende cursar análise e desenvolvimento de sistemas.

A segunda fase do Vestibular Unicamp é formada por cinco provas em três dias consecutivos. A cada dia os 15.352 candidatos aprovados na primeira fase responderão a 24 questões dissertativas para concorrer a um das 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

O UOL terá a correção em tempo real e comentada por professores do Curso e Colégio Objetivo a partir das 19h.