Topo

Unicamp 2013: 2ª fase tem questões sobre Drummond e paraquedista que quebrou barreira do som

Fabiana Marchezi e Lucas Rodrigues

Do UOL, em Campinas e São Paulo

13/01/2013 17h34Atualizada em 13/01/2013 17h56

Os primeiros candidatos que saíram do primeiro dia de provas da segunda fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) 2013, na capital paulista, contaram que o exame teve questões sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade e o austríaco que saltou da estratosfera e quebrou a barreira do som no ano passado.

O vestibulando Humberto Bassi, 25, que tenta uma vaga em geografia, disse que a prova teve questões envolvendo espaço e volume. “Tinha também um exercício sobre aquele homem que atravessou a barreira do som. Nele você tinha que saber um pouco de velocidade”, afirma.

Para Raísa Alves, 19, os exercícios cobrados em português estavam fáceis, mas a vestibulanda, que pretende fazer matemática, achou a matéria difícil. “Eu não estava fazendo cursinho, faz tempo que não via os conteúdos”, comenta.

A candidata Maiara Adorno, 17, que concorre a uma vaga no curso de tecnólogo em engenharia ambiental e fez a prova em Campinas, achou o exame difícil. "Deixei umas duas questões de matemática. Estavam muito difíceis" disse.

A mesma opinião foi compartilhada por Giovani Veridiano da Silva, 18, também de Campinas, que tenta entrar em ciências do esporte. "Português e literatura estavam um pouco mais fáceis, mas deixei umas duas de matemática", comentou.

Leitura obrigatória

Os candidatos de São Paulo sentiram falta de alguns livros na prova de português, como “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. “Caiu Viagens na Minha Terra, e tinha uma questão sobre Drummond”, conta Andressa Mariano, 18, que está prestando linguística.

A candidata também contou que a prova teve muita interpretação textual, com questões de morfologia e sintaxe.

Frederico Fernandes, 18, também recordou das questões dos livros e achou a prova de literatura razoavelmente fácil. “Tinha uma que misturava Viagens na Minha Terra com Brás Cubas”.

Candidata ao curso de agronomia apenas para teste, Maria Laura Mourão tem 16 anos e ainda irá para o terceiro ano do ensino médio. A estudante se lembra de um poema de Drummond. “Tinha esse poema onde ele fazia uma pequena homenagem ao Manuel Bandeira”, afirma.

Bárbara Luísa, 19, achou prova de literatura relativamente fácil e comenta que não caíram quadrinhos e nem músicas na primeira etapa da segunda fase da Unicamp 2013. Já em matemática, a candidata de enfermagem lembra que caíram exercícios que envolviam geometria. “Caiu um pouco de tudo em matemática: geometria e polinômio, por exemplo”.

Fácil e divertida

Para Eduardo Ribeiro, 25, que concorre a uma vaga no curso de letras, e Juliana Sobreira, 22, que quer passar em pedagogia, a prova foi fácil e divertida. "Achamos fácil e divertida. Vamos ver amanhã e depois", comentaram.

A candidata a um vaga em física Giuliana Nunes, 19, também achou a prova tranquila. "Para mim, foi tranquila. Não achei difícil, não", disse. Agora, a expectativa é para as provas de segunda-feira (14) e terça-feira (15).