Topo

UnB realiza vestibular 2013 hoje e amanhã; são esperados quase 25 mil candidatos

Do UOL*, em São Paulo

12/01/2013 06h00

A UnB (Universidade de Brasília) realiza hoje (12) e amanhã (13), a partir das 13h, as provas do vestibular 2013. Foram registrados 24.977 inscritos, dos quais 14.858 se inscreveram pelo sistema universal, 6.774 pelo sistema de cotas para escolas públicas e 3.009 pelo sistema de cota para negros.

Os exames serão aplicados no Distrito Federal, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, e também nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de uma hora. É preciso levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente,o documento de identidade original e o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da taxa. 

 

Cada dia de exame terá duração de cinco horas. Com exceção da redação, todas as provas são objetivas. Veja o que será cobrado em cada data: 

  • 12.jan.2013 - Língua espanhola, francesa ou inglesa (30 itens); língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia e história, artes (artes cênicas, artes visuais e música), filosofia e sociologia (120 itens) e redação em língua portuguesa
  • 13.jan.2013 - Biologia, física, química e matemática (150 itens)

 

Os gabaritos e cadernos de prova devem ser divulgados a partir das 19h do dia 16 de janeiro. A primeira chamada do vestibular está prevista para o dia 4 de março. 

Concorrência

Os candidatos vão concorrer a um total de 2.092 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013, em 96 cursos dos quatro campi da universidade. Do total de inscritos, 336 estudantes se inscreveram como treineiros, que fazem as provas, recebem o boletim de desempenho individual, mas não concorrem às vagas.

 

O sistema universal oferece 1.366 vagas, sendo que a maior demanda é para o curso de medicina, para o qual há 121,09 candidatos por vaga. A segunda maior demanda do sistema é para o curso de engenharia civil, com 42,92 candidatos por vaga. Em seguida, os cursos que também tiveram demanda elevada são direito diurno (42,50), relações internacionais (34,81) e odontologia (32). Todos são oferecidos no campus Darcy Ribeiro.

Ainda pelo sistema universal, as maiores demandas para cada um dos campus da UnB são: campus de Ceilândia – fisioterapia, com 11,20 candidatos por vaga; campus do Gama –  engenharia, com 5,00 candidatos por vaga; e campus de Planaltina – gestão ambiental, com 3,50 candidatos por vaga.

No campus do Gama, os candidatos concorrem ao curso de engenharia, com opção, ao longo do curso, para engenharia aeroespacial, engenharia automotiva, engenharia de energia, engenharia eletrônica e engenharia de software.

Sistema de cotas para negros

Pelo sistema de cotas para negros, que oferece 421 vagas, a maior demanda também é para o curso de medicina, com 77,25 inscritos por vaga. Os outros dois cursos com maior demanda por este sistema são engenharia civil (28,25) e direito (26,50), todos do campus Darcy Ribeiro.

Sistema de cotas para escolas públicas

No sistema de cotas para escolas públicas, estão inscritos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Eles puderam se inscrever, ainda, como membro de família de baixa renda e/ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para esse sistema, a UnB reservou 305 vagas.

Entre os candidatos desse sistema que são de família com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, a maior concorrência é para o curso de Medicina, com 61 inscritos por vaga. Para todos os candidatos desse grupo, são reservadas 168 vagas, distribuídas em todos os cursos.

O curso de comunicação social do campus Darcy Ribeiro é o de maior demanda, com 40 inscritos por vaga, entre os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam pretos, pardos e indígenas. Para esses candidatos são oferecidas oito vagas em cinco cursos.

Há ainda 124 vagas em 95 cursos para candidatos desse sistema com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas. A maior demanda entre eles é para o curso de medicina, com 107 candidatos por vaga. Além disso, foram oferecidas cinco vagas em três cursos aos candidatos com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam pretos, pardos ou indígenas. Entre esses, a demanda é a mais alta para o curso de engenharia do campus do Gama (28,67).

(*Com informações da Agência UnB)