Topo

Unicamp começa 2ª fase do vestibular 2013 neste domingo; celulares são proibidos

Do UOL, em São Paulo

11/01/2013 06h00Atualizada em 11/01/2013 14h38

Começam neste domingo (13) as provas da 2ª fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Os 15.352 candidatos convocados disputam 3.444 vagas nos 68 cursos oferecidos pela instituição e em dois cursos da Famerp (Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto). Após o término da prova, o UOL Vestibular terá correção online da provas de português e matemática, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.


No dia da prova, os candidatos precisam ficar atentos às regras estabelecidas no edital do processo seletivo. A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) alerta que é proibida a entrada de telefones celulares nas salas de prova. Os candidatos não devem sequer levar o aparelho para o prédio onde será realizado o vestibular, pois não haverá lugar para guardá-lo.

Segundo a organização, quem for flagrado com celular será eliminado do processo seletivo. O candidato só será informado sobre a desclassificação depois da prova, para evitar transtornos na sala. Na primeira fase do vestibular 2013, 103 candidatos foram eliminados por descumprirem com a regra.

A Comvest orienta que os estudantes consultem o local de prova com antecedência (clique aqui), já que eles podem não ser os mesmos da primeira fase – em dois casos há também alteração de cidade: quem fez a 1ª fase em Sumaré fará a 2ª fase em Campinas; aqueles que fizeram a 1ª fase em São Bernardo do Campo farão a 2ª em Santo André.
 


Os portões serão fechados às 13h. Nos Estados onde não há horário de verão, será levado em conta o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest recomenda que os candidatos saiam de casa com antecedência e façam o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho e evitarem imprevistos.

A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:
 

  • 1º dia (13/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões); 
  • 2º dia (14/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões); 
  • 3º dia (15/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).


Todos os convocados deverão fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.


O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.


Primeira fase mais fácil

A primeira fase da Unicamp foi considerada de nível médio para fácil,segundo professores ouvidos pelo UOL. Em algumas disciplinas as questões estavam mais fáceis do que no ano passado, o que pode fazer com que a nota de corte aumente para as carreiras mais concorridas.
 


Foram relatados problemas em duas questões. Segundo o coordenador pedagógico do Etapa, Marcelo Dias Carvalho, a questão 20, de biologia (caderno Q e Z), não tem alternativa correta e deve ser anulada. Para o professor, a alternativa C, que é a mais próxima da correta, também está errada, pois o pinheiro e o jequitibá têm sementes e pela resposta essa seria uma característica que diferenciava as espécies.

Já Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo Vestibulares, afirma que na questão 44, de matemática (caderno Q e Z), as respostas A e C devem ser consideradas corretas. Os professores do Curso e Colégio Objetivo também concordam que as duas respostas devem ser consideradas.
 


Novidades

No vestibular do ano passado, os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação. Esse ano houve alterações, e os candidatos deverão produzir apenas dois textos de gêneros distintos e de execução obrigatória na prova de redação.

Além disso, foram criados quatro novos cursos de graduação: engenharia de telecomunicações (50 vagas em período integral), sistemas de informação (45 vagas, integral), engenharia ambiental (60 vagas, período noturno) - oferecidos na FT (Faculdade de Tecnologia) de Limeira; e engenharia física (15 vagas, período integral), no campus de Campinas, em Barão Geraldo.

O número de convocados para a segunda fase, de cada curso, passa de oito para, no máximo, seis vezes o número de vagas oferecidas, considerando os candidatos que optaram primeira opção de curso.

As provas não serão mais aplicadas nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro.

As provas de habilidades específicas serão realizadas em janeiro de 2013, entre os dias 21 e 24, em Campinas. Outras informações podem ser obtidas no site da Comvest.