Topo

Às vésperas da Fuvest, candidato deve se concentrar na resolução de provas antigas

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 06h00

Faltando poucos dias para a primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que acontece no domingo (25), professores de cursinho indicam aos candidatos que aproveitem o tempo para resolver provas antigas do vestibular paulista e concentrem esforços em perceber o estilo da prova e suas deficiências.

Reta final

  • SXC.hu

    Baixe as últimas provas da Fuvest

  • José Cruz/ABr

    Confira temas de atualidades que podem cair no vestibular

“O melhor agora é que o aluno se concentre em provas de anos anteriores. Assim ele terá mais segurança no domingo”, recomenda o curador pedagógico do Etapa, Marcelo Dias Carvalho.

O aluno já não terá tempo para revisar todo o conteúdo de um ano e, talvez, nem mesmo rever todo o conteúdo da prova. A sugestão é que o candidato perceba onde estão suas maiores dificuldades e concentre nelas a revisão.

“Não adianta se obrigar a tarefas impossíveis. [O vestibulando] deve tentar se habituar ao jeito da prova e talvez notar um ou outro assunto que precisa de revisão”, explica o coordenador geral do Anglo Luís Ricardo Arruda.

Conferir os assuntos que apareceram nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista) também pode ser uma boa.

Além de checar as atualidades que apareceram nas provas e podem se repetir, o peso dado a certas disciplinas nessas provas também pode dar uma ideia do que vai acontecer na prova da USP (Universidade de São Paulo).

“Sociologia e Filosofia são disciplinas que apareceram agora com peso nas provas do Enem, da Unicamp e da Unesp. O aluno pode dar uma olhada no assunto para não ser pego de surpresa na Fuvest”, recomenda Joel Pontim, coordenador de disciplinas do Cursinho da Poli. No entanto, os professores lembram que a prova da Fuvest costuma exigir conteúdos mais específicos do que as provas das outras grandes públicas paulistas.

Dicas para o dia da prova

Prova

A primeira fase será no dia 25 de novembro, com início às 13h. A prova é composta por 90 questões de múltipla escolha, sendo o conteúdo das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.

Segundo nota publicada no site da Fuvest, são 65 locais de prova na Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo) e 59 no interior do Estado, totalizando 124 endereços onde ocorrerá a prova.

A Fuvest seleciona alunos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. A universidade recebeu 159.609 inscrições para o vestibular 2013. O número representa um aumento de 8,6% em relação ao ano passado, quando foram recebidas 146.892 inscrições. 

2ª fase

Na segunda fase os candidatos realizarão três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os inscritos convocados, e acontecerá entre 6 e 8 de janeiro de 2013. A primeira prova é composta por uma redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura. Já na segunda, os candidatos realizarão as provas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

Por fim, os candidatos realizarão a terceira prova, composta pelas disciplinas de acordo com o curso escolhido.