Topo

Unesp 2013 cobrou mais ciências humanas; cursinhos apontam problemas em 2 questões

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

18/11/2012 21h30Atualizada em 18/11/2012 21h41

Os candidatos que fizeram a primeira fase do vestibular para a Unesp (Universidade Estadual Paulista) neste domingo (18) enfrentaram uma prova de dificuldade mediana, com 90 questões com enunciados bem elaborados e textos curtos, segundo os cursinhos ouvidos pelo UOL Educação.

“A tônica da prova é a leitura e compreensão de texto, mesmo em questões de física e química”, indica a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, do Curso e Colégio Objetivo. No geral, os enunciados contextualizavam assuntos essenciais do currículo do ensino médio.

Quase dois terços do exame cobravam materiais de ciências humanas. O destaque foi o aumento da exigência de conteúdos de Sociologia e Filosofia, como já havia acontecido no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Apesar dos elogios feitos à elaboração da prova, professores dos cursinhos Anglo e Etapa apontaram mais de uma alternativa correta em duas questões. E os professores do Objetivo indicaram o uso inadequado de um termo de astronomia nas alternativas.

 

A questão 88, de matemática, teria duas respostas corretas, segundo os professores do Etapa e do Anglo. A pergunta pede o intervalo de metros que o nível global dos mares deve subir em um período de tempo.

“A alternativa apontada pelo gabarito é a A. No entanto, a alternativa E abrange a primeira alternativa e também estaria correta”, justifica Marcelo Dias Carvalho, curador pedagógico do Etapa.

Para o coordenador geral do Anglo, Luís Ricardo Arruda, a questão 74, de química, poderia aceitar como corretas tanto a alternativa D, indicada no gabarito, como a E.

A questão pede características da substância química beta-ionona. A resposta do gabarito aponta para a presença de duplas ligações conjugadas, o que é verdadeiro. No entanto, o professor questiona que a substância química também tem propriedades oxidantes, como afirmado na alternativa E.  

”A beta-ionona é uma acetona, a acetona tem a propriedade de se transformar em álcool e nessa reação química ela se reduz. Na redução, ela oxida outra substância química, portanto ela tem propriedade oxidante”, explica.

Uma questão de física traz um problema no termo utilizado nas alternativas, mas que não interfere na resposta correta. A questão 77 fala em rotação do planeta Vênus em torno do Sol, o termo correto, segundo Vera Lúcia, coordenadora do Objetivo, seria translação. 

Perfil do aluno

Para o coordenador de disciplinas do Cursinho da Poli, Joel Pontin, os enunciados muito bem elaborados que pedem do candidato interpretação de texto e conhecimentos gerais mostra uma preocupação em selecionar um aluno com perfil de leitor e muito atualizado.

"Não houve grandes surpresas na exigência de conteúdo, mas a prova estabelecia relações e pedia que o aluno tivesse conhecimentos bastante variados para entender as questões, como filosofia, sociologia ou sobre a Rio +20", considera Pontin.